Lembra que no último post eu falei que na arrumação toda deve ter sobrado alguns (provavelmente muitos) documentos importantes que não utilizamos com muita frequência mas que precisa ser muito bem armazenados? Pois bem, eu tirei algumas fotos de como eu faço para vocês conferirem. Para quem quiser recapitular, tivemos esse post, esse outro aqui e mais esse. ok?! Vamos começar então o ultimo post da serie #comosermaisorganizado e aprender como organizar documentos importantes.

documentosimportantes

Eu uso uma pasta que se chama A a Z, alguns plásticos com furos, daqueles usados em pasta catálogo (que é uma opção também) e fiz as capinhas para ajudar na identificação. Mas antes de chegar nesse ponto eu sugiro que você junte todos esses papéis, de preferência em uma mesa ou cama bem grande. E classifique-os. Veja qual assunto tem mais documentos e vá agrupando. Como eu sempre digo: siga a sua rotina e suas necessidades.

documentosimportantes1

Exemplos, eu uso o Banco Itaú e sempre tenho documentos importantes para arquivar, contratos de seguro, cartão de crédito, etc, então achei interessante ter um “saquinho” só para ele. Mas talvez você faça um só para todos os bancos, e junte tudo lá. Se você declara imposto de renda todo ano, pode colocar um para cada ano, ou ainda seus diplomas, certificados e históricos (no meu caso ficam em uma pasta separada). Acho que já deu pra entender né: defina os temas e separe em saquinhos.

Vou colocar aqui a lista de todos os meus “saquinhos” só para iluminar as ideias, ok!?

  • Declaração de imposto de renda: guardo a declaração e os documentos envolvidos separado por ano (só usar um clipes ou grampear tudo).
  • Banco Itaú: tudo ligado ao banco esta ali, canhotos de cheques, contratos…
  • Bancos diversos encerrados: mantenho o comprovante de encerramento de todas as contas bancarias que já tive.
  • Contratos Diversos Ativos: o atual contrato de trabalho e tudo o que estiver fazendo e ainda estiver em andamento.
  • Contratos Diversos Encerrados: cancelou um plano de saúde, uma assinatura, ou sei lá o que? Se um dia teve um contrato e não existe mais, eu coloco nessa aba.
  • Rescisões: as rescisões trabalhistas eu resolvi deixar separado, junto com o contrato, seguro desemprego, e toda documentação envolvida.
  • Cópia de Documentos: gosto de manter uma cópia dos documentos mais importantes em casa, pois as vezes a gente precisa e não dá tempo de tirar cópia na rua ou a impressora está sem tinta em casa #quemnunca?
  • NF’s de compra e Garantia: guardo as notas de aquisições de maior valor e os comprovantes necessários para dar entrada na garantia caso seja necessário. É importante lembrar de cupom fiscal pode apagar com o tempo, então tire uma cópia e guarde junto.
  • Documentos Médicos e Exames: mantenho os meus últimos exames e/ou receitas médicas que podem vir a ser úteis em consultas posteriores

E o mais difícil disso tudo é só começar, pode acreditar em mim. Depois que você começa a coisa flui naturalmente. Hoje em dia temos milhões de distrações e outras atividades que nos tiram o foco e deixamos coisas importantes de lado.

sugestão arquivo
Sugestão: Caixa de arquivo morto + pastas suspensas

Ser organizado é algo muito importante: economiza tempo e as vezes até mesmo dinheiro. Comprar algo sem necessidade ou não ter o comprovante de compra para dar entrada em uma garantia de um produto com problema são alguns dos exemplos de prejuízos que você pode ter por não ter o mínimo de organização.

caixa-para-arquivo
Sugestão: caixa de acrílico + pasta suspensa

E se você chegou ao final dessa série de posts de #comosermaisorganizado no mínimo desejando ser mais organizado, eu já fico feliz. Sei que a mudança não é muito fácil, mas precisamos tentar certo? Espero ter te ajudado de alguma forma e que você consiga implantar – mesmo que aos poucos – o que foi ensinado aqui. Se precisar de mim, é só chamar!

Abraço, Anap.

 

  • PS: Agora pode comentar no post através do seu Facebook! Vá até o final da página e deixe sua dúvida/comentário/sugestão que eu respondo rapidinho ok?!