Não tem jeito. Com a rotina diária que reúne trabalho, estudos, trânsito, preparação de comida, se não tivermos uma “mãozinha”, a casa pode ficar um verdadeiro “Deus nos acuda”. E isso é normal, porque são muitas as atividades para realizar em um único dia que o tempo parece voar. Não é à toa que ouvimos frequentemente “queria ter mais tempo para poder ficar com a família”, “desejo mais tempo para colocar as coisas em dia”. Socorro! Como dar conta?

Por isso, listei 9 dicas que podem ajudar na organização da casa e que podem ser úteis até para ganhar tempo na hora de organizar uma mudança, para quem está pensando em morar de aluguel . Não quer dizer que vá resolver todos os seus problemas, mas será um trunfo na hora que precisar encontrar exatamente aquilo que precisa. Afinal, organização é tudo!

1 – Pratique o desapego
Essa dica é essencial para quem quer começar a colocar ordem em casa e para quem está com planos de comprar um apartamento, afinal quem está planejando uma mudança não deve levar para a casa nova uma porção de coisas que não utiliza mais, não é mesmo? Comece jogando fora papéis, jornais, revistas velhas. A gente sem querer começa a acumular essas coisas no dia a dia. Faça uma limpa na sala, quartos, doe brinquedos e no guarda-roupa retire as roupas e sapatos que não servem mais. Na cozinha que tal começar retirando aqueles potes que não tem mais tampas? Com isso, você ganha espaço para acomodar o que realmente precisa.

2 – Invista em caixas organizadoras
As caixas organizadoras são ótimas! Uma dica é guardar os comprovantes de pagamentos, documentos, papéis indispensáveis em caixas separadas e etiquetadas. Assim fica fácil encontrar logo quando precisar. As caixas em tamanho maior também são ideais para guardar os brinquedos que não serão doados. Ensine a criança a pegar brincar e depois a guardar tudo na caixa quando terminar a brincadeira.

3 – Arrume a cozinha
Nos armários de cozinha, deixe os utensílios mais usados em um local de fácil acesso. Empilhe os pratos de uso diário, os copos e talheres organizados de forma que não fique mais bagunçado na hora de pegá-los. Instale no armário divisórias verticais para acomodar frigideiras, formas, travessas e bandejas, assim, fica mais fácil retirá-las. Empilhe as panelas, tigelas e travessas e enfileire suas tampas em uma caixa plástica, da maior para a menor. Prenda as canecas pela asa em ganchos fixados acima das prateleiras ou na parte debaixo do armário. Na bancada, deixe apenas o necessário, como uma cafeteira, por exemplo.

4 – Organizando a sala
Invista em pufes baús. É possível encontrar esse móvel em vários estilos para combinar com a sua decoração e ainda dar uma ajuda “extra” na organização.  Nele dá para guardar uma série de itens que não precisam ficar a mostra no ambiente. E mais, quando você precisar, já sabe que está lá guardadinho!

Crie um local perto da porta de entrada para deixar chaves, celulares, carteiras e correspondência. Pode ser uma bandeja ou tigela que combine com toda a decoração.

Dica bônus: Um cofrinho para as moedas pode servir um enfeite, evitar que as moedas fiquem por cima dos móveis espalhadas e ainda dá para juntar uma graninha!

5 – Chegou a vez do quarto
Procure deixar os criados mudos com o mínimo de coisas possíveis, ou seja, apenas com o que realmente precisa. Todo o dia procure guardar tudo o que não vai utilizar no dia seguinte, dessa forma, o quarto se mantém organizado.

6 – Arrume seu closet
Nos cabides podem ir os casacos, jaquetas, blazers, todos com o primeiro botão fechado para as peças não caírem dos cabides. As peças íntimas podem ir nas gavetas, assim como os sapatos na sapateira. Utilize embalagens de tnt, sacos de filó, caixas, sacos a vácuo que lacram a peça. As caixas organizadoras, com tags que indicam o que tem dentro, são perfeitas para serem usadas nas prateleiras.

Já para quem tem armário pequeno em relação ao número de peças, a dica é armazenar as roupas da estação em caixas e guardá-las. No verão, você pode guardar as peças do inverno, e vice-versa. O mesmo vale para as peças menos usadas.  Organize as demais peças por cores ou por tipo de roupa como todas as camisetas juntas, por exemplo.

7 – E o banheiro, como fica?
Invista em armários para guardar os objetos de uso pessoal como escova e pasta de dente, escova de cabelo ou barbeador. Quando o banheiro não dispõe de área para guardar esses produtos, eles podem ficar acumulados e entulhados em cima da bancada da pia. Um pesadelo quando chega uma visita inesperada! Encontre um espaço no armário para guardar as toalhas e até os rolos de papel higiênico. Dentro do box, também é bacana ter um espaço para colocar as embalagens de shampoos e condicionador. Outra dica é colocar cesto para roupas no próprio banheiro, assim na hora do banho a roupa suja já vai para o seu devido lugar.

 

8 – Organização até na lavandeira
Geralmente as lavanderias não são muito espaçosas, por isso os cestos dobráveis ajudam muito na hora de organizar o ambiente. Invista em varais e armários para guardar os produtos de limpeza e até mesmo vassouras e baldes.

 

9 – Ordem nos remédios
Embora muita gente guarde os medicamentos no banheiro este não é o local mais apropriado. Isso porque a variação da temperatura por causa do chuveiro pode alterar os efeitos do remédio. O ideal é escolher um local arejado e com pouca variação de luz. A dica é utilizar uma caixa plástica ou gaveteiro para armazenar todos os remédios. Para isso, reúna todas as cartelas de comprimidos, caixas de remédios, vidros e outras embalagens que encontrar, para verificar o prazo de validade de tudo. Só guarde aquilo que está com o prazo vigente. Remova as embalagens grandes e, para mais segurança, guarde tudo separado por categorias como: remédio para gripe, para cólicas, para o olho, e assim por diante. Por falar em segurança, todos os medicamentos devem ser guardados fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Lembre-se de que, se for necessário furar paredes para instalar prateleiras ou suportes, caso o imóvel não seja seu, consulte antes a imobiliária para você não ter problemas depois. 😉

Gostou das dicas?

.

.

.

Bjos,

AnaP.*

 

 

Posts relacionados

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Planejamento financeiro da mudança

Como organizar suas finanças pessoais

Caderno de protocolos – não perca mais nenhum número importante