Quem me conhece no dia a dia sabe que sou muito organizada, e muitas vezes as pessoas acham que ser organizado é algo chato, cansativo e que demanda muito tempo. E não é bem assim. Digamos que pequenos hábitos podem fazer toda a diferença na organização final e por isso mesmo resolvi fazer esse post com algumas sugestões.

Primeiramente , não sei se vocês repararam, eu não falei em dicas, e sim hábitos. Acho que dicas são coisas que acabam sendo esquecidos, parecem apenas ideias. Já falando em hábitos, acredito ser possível incorporar na sua rotina e realmente fazer diferença na sua vida. Sendo assim, vamos às sugestões?

hábitos organização

1 – Tente não guardar nada sujo.

Sim, você vai acabar esquecendo. Acostume-se a limpar um calçado antes de guardar, se for o caso, até deixe na porta do quarto, pois assim você vai acabar limpando rápido só pra tirar do seu caminho. Guardar sujo é problema o pois você pode precisar usar e estar atrasado e também pode diminuir o tempo de vida útil do item. Vamos cuidar pra ter sempre né?

 

2 – Se não fizer, não finja que fez.

Esse é meio que uma continuação do primeiro item, não guarde roupas sem passar, contas sem pagar, coisas pra terminar. Pois o dia a dia está muito corrido, e quando a gente vê, passou e pode dar tudo errado. Exageros à parte, tudo se resume em faça o que tem que ser feito, se não der pra fazer, deixei em algum visível, pra incomodar mesmo, até você ter tempo pra fazer. Fingir que foi feito, só vai piorar!

 

3 – Separe um lugar para bagunça.

Acho que esse item é meu maior diferencial como pessoa organizada. Eu sou organizada sim, mas não quer dizer que também não faço bagunça, pelo contrário, faço e muita, porém ela tem um lugar só dela. Separe uma caixa ou gaveta para bagunçar. Mas lembre-se, toda semana você tem que “dar uma geral”.

Vou explicar como funciona, no meu quarto eu tenho 2 partes que são  “bagunçadas”, primeiro é a gaveta de pijama. Juro, não tenho paciência pra dobrar pijama, acordo com o tempo limitado e só jogo ali de qualquer jeito, afinal é o tipo de roupa que não precisa estar passada mesmo, então pra que neura com isso?

A outra é uma caixinha (pode ser gaveta também) para ir jogando as coisas que “aparecem”, a conta que chegou, um panfleto que você quer ver com calma depois, lembretes, embalagens, cupons fiscais, etc. Tudo que vai juntando, que não está na hora de jogar fora, mas precisa de um lugar. Mas lembre-se essa gaveta/caixinha SEMPRE tem que ser revisada, não dá pra entulhar até dar bicho ok??

 

4 – Tenha lixeira no quarto.

Tem quem ache estranho, mas é algo que ajuda muito. Sabe essas “tralhas” que você vai guardando na caixinha do item anterior, pois bem, tem uma hora que elas vão para o lixo, e estar perto facilita muito. Fora que tem muita gente que acumula bagunça juntando embalagens de produtos que vai abrindo no quarto, mas não sai dele pra jogar fora. Vai me dizer que nunca fez isso?!  #quemnunca

 

5 – Ter material de escritório em casa.

E pra finalizar algo simples que pode fazer uma falta danada, ter material de escritório em casa. Quem nunca viu uma correria porque precisava de uma cola ou régua para qualquer situação? Tenho que embalar um presente mas cade o durex mesmo? Tem quem não ache necessário, mas eu não vivo sem: cola, tesoura, régua, durex, grampeador, corretivo, extrator, lápis, canetas e pincel atômico. Sem contar em papéis de rascunhos e post it pra recadinhos.

::

 

E como dica para fechar com chave de ouro eu sugiro algo bem piegas mesmo: “conheça a si mesmo”. Acredito que a principal característica de ser organizado é conhecer bem a sua rotina e seus hábitos e ai sim adequá-los à organização. Por exemplo, se você sempre deixa algo fora do lugar, talvez deva repensar na forma de guardar tal coisa, ou mudar o móvel de lugar. Há certas coisas que podemos adaptar para viver melhor. O meu caso é o pijama, não tenho paciência, e aceitei o fato, então, deixo-os em uma gaveta bem grande espaçosa, para ficar bagunçado mesmo. Mas ó! Não vá usar isso como desculpa pra deixar o guarda-roupa todo bagunçado hein! rsrs

E eis que o post chega ao fim com a esperança de que você possa incorporar pelo menos 1 desses hábitos no seu dia a dia, se tornar uma pessoa  mais organizada e aproveitar melhor seu tempo. Em breve farei outro post com outras sugestões.

Gostaram desse tipo de conteúdo? Acharam válidas as sugestões? Fiquem à vontade para comentar!

Um abraço,

Anap.

P.S.: Nesse mês de dezembro, considerando a correria de TODOS, não só a minha, optei por fazer apenas um post por semana para não acumular, ok?!