O post de hoje que era para ser ontem vai ter mais uma Tag! É gente, vocês devem estar cansadas delas, maaaaaaas, eu não resisto 🙂 ! Agora que eu resolvi fazê-las escritas (e não esperar para fazer em vídeo) ninguém me segura! Essa que eu escolhi pra hoje então não tinha como não fazer: Hábitos de Leitura. Fala sério? É a minha cara, ainda mais de depois de quase 1 ano de blog, e praticamente metade dos posts serem sobre livro nada mais justo certo? Chega de falação e vamos ao post:

tag_habitos de leitura

1. Quando você lê? (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo)

Quando dá tempo. Mas eu faço dar tempo. Calma, eu explico 😀 . Basicamente eu nunca fico sem nada para ler na bolsa. Então, sempre que tenho que esperar em algum lugar, eu leio. Leio em fila, em ônibus, em uma recepção. Onde eu vejo que vale a pena e que vou ler pelo menos 1 a 2 páginas, eu leio. 

E em casa eu faço meu tempo, no fim de semana, arrumo as coisas correndo pra ler. Leio antes de dormir e principalmente aos domingos, no fim da tarde. Basicamente ler faz parte da minha vida tal como tomar banho e escovar os dentes, eu tenho que fazer todo dia, nem que seja pouquinho. E se ficar muito tempo sem ler, me sinto estranha, meio que vazia. Que coisa não!?
2. Você lê apenas um livro de cada vez?

Não. Há alguns anos atrás eu só lia um por vez, porque achava que estranho, pensava algo do tipo “vou confundir as coisas”. Até que minha amiga Célia uma dia me perguntou algo como “quer dizer que você não pode ler um jornal nem uma revista só por que está lendo um livro?!”. Pensei sobre o assunto e vi que realmente dava pra fazer os dois ao mesmo tempo, afinal, a gente passa o tempo todo lendo outras coisas, jornais, revistas, panfletos, e nem por isso confunde. A única coisa que prefiro é separar os tipos de leitura, tipo: se estou lendo ficção, o outro é não ficção. Acho justo! rsrs

 

3. Qual seu lugar favorito para ler?

Meu quarto ou na sala (aos domingos). Mas como eu disse, leio em qualquer lugar, então acho que a resposta mais adequada seria o lugar que eu posso ler 🙂 .#viciada
4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme?

Leio o livro né gente! Não dá pra ver o filme e depois ler o livro. Acho que se passa muita raiva, em qualquer uma das situações, se o livro for igual não tem graça porque você já sabe, e se for diferente, você pode detestar um dos dois por não “concordar” com o ponto de vista diferente. Mas tem algo que gosto de considerar, se o livro já tiver filme, gosto de ver a capa os personagens, para já ler imaginando as cenas. Acho mais fácil para simpatizar com o filme depois.
5. Qual formato de livro você prefere? (áudio-livro, e-book ou livro físico)

Pra começar, áudio-livro é livro? Eu gosto de ler, se fosse pra escutar eu procurava um contador de histórias! #revoltada. Enfim, já até fiz um post recente contando minha experiência com e-book aqui, e por enquanto o livro físico é que vale. Acho que nunca vou deixar de gostar da experiência do livro físico. Posso até me adaptar e ler mais e-book, mas o livro físico é a minha paixão!
6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler?

Então! Tenho 3 para falar a verdade. O primeiro é que para não perder em qual página que li, eu viro a parte escrita do marcador para a página estou lendo, porque assim, toda vez que eu abro, eu sei em que lado começar. O segundo é que tenho o hábito/mania de anotar partes que gosto dos livros, mas para não ficar riscando-os os dobrando, eu faço uma bolinha mínima com lápis perto do parágrafo que eu gostei, e anoto a página no marcador, no final eu volto lá e se gostar realmente, passo pro meu caderninho. E pra terminar eu tenho outro caderninho que eu anoto todos os livros que eu leio desde 2006. Tá quase fazendo uma década de anotações né? #tovelha

 

7. As capas de uma série tem que combinar ou não importa?

Não importa mesmo, até porque eu sou a pessoa que lê que menos tem livro na face da terra! kkkkk Eu leio muito, mas é da BP ou emprestado mesmo. É muito difícil mesmo eu comprar um livro, ou é pra pegar autógrafo ou uma promoção muito, mas muito top mesmo. Mas geralmente eu resisto. E os poucos livros que eu tenho estão sempre emprestados porque não gosto de ficar acumulando poeira em casa não, coloco pra circular. Se eu gostei, quero que outras pessoas gostem também!

:::

Então pessoal, esse é o post de hoje! Espero que tenham gostado e sintam-se convidados a responder também.

Um abraço, Anap.