Semana que vem já é Dezembro. Natal, músicas da Simone, confraternizações, amigo-oculto, e blá blá blá. E logo depois vem o réveillon e todas as promessas que o coitado do ano-novo é obrigado a carregar. Apesar de não curtir a virada de ano (já falei sobre isso nesse post aqui e aqui), resolvi preparar um post que acredito que poderá te ajudar para que suas promessas saiam do papel em 2016. Então é isso, no post de hoje vou dar 5 dicas para se organizar financeiramente, na esperança de que ano-novo seja realmente sinônimo de vida nova. Preparados?

5diasparafinanceiro

1 – Mude sua mentalidade: a primeira coisa que tenho pra te dizer é ‘pare de reclamar’. Se você tem conta para pagar, é porque em algum momento utilizou de algum serviço ou comprou algum produto, certo? Então não venha chorar reclamando da fatura do cartão de crédito pois eu tenho certeza que aquele sapato ‘divo’ que você comprou na promoção (e brilhou na festa de fim de ano da empresa) não entrou sozinho na sua sacola e foi parar na sua fatura inocentemente. Todos precisamos comer, beber, dormir, tomar banho, e isso custa dinheiro e pronto. Reclamar não vai diminuir suas contas. #aceitaquedóimenos

2 – Use a tecnologia a seu favor: opção é que não falta! Existem diversos aplicativos de controle de gastos, e se a desculpa era falta de tempo é só diminuir alguns minutos de whatsApp que acredito que isso se resolve rapidinho. Sem contar que ainda temos os aplicativos bancários: não deixe de ter!! Se você ainda não cadastrou sua senha para utilizar seu internetbanking você sinceramente está perdendo tempo na vida. Gente, até minha mãe usa internetbanking (não passa sms… mas acessa banco pela interntet #morroderir).

Hoje eu pago minhas contas pelo celular e é muito mais fácil. Deixa eu te contar um segredo: eu sou uma pessoa que frequenta banco apenas em horário não comercial, no máximo para sacar ou depositar. O resto é online. Não entendo até hoje porque tem gente que fica na fila pra pagar conta. Eu costumo dizer que pago tarifa bancária pra não ter que enfrentar fila. #ficaadica

3 – Acompanhe sua conta bancária: SIM! E mesmo que você não tenha nada lá, e não tenha previsão de recebimento de alguma receita, confira sua conta sempre. Que seja uma vez por mês, mas não deixe de olhar. As vezes o banco pode debitar uma tarifa (devida ou até mesmo indevida) e você ficar no vermelho sem saber o porquê por um bom tempo. Eu já vi gente que passou o constrangimento de ter o cadastro recusado por estar com o nome sujo por causa disso. E você pode até falar que a culpa é do banco e batatinha limitada, mas vai te dar trabalho do mesmo jeito pra resolver. #nãoseengane

4 – Tenha uma planilha de gastos: ou um aplicativo, você que sabe. Já faz alguns anos que utilizo um modelo de planilha utilizado para gestão financeira nas empresas, que é o Fluxo de Caixa e me atende super bem. Consigo ter uma visão ampla da minha vida&realidade financeira. Ali consigo ver quando vou estar mais folgada e planejar minhas decisões, principalmente no que diz respeito a aquisições de valores mais altos e a longo prazo. Se quiserem posso até fazer um post apenas sobre ela, o que acham? Comentem ai pra eu saber !

5 – Seja realista: de todas as dicas eu acredito que essa é a mais difícil de se colocar em prática. Mas sem ela fica praticamente impossível qualquer planejamento e controle financeiro. E a primeira coisa a se fazer é aceitar sua realidade. Não dá para querer sustentar uma imagem que você não dá conta de manter. E infelizmente é o que a gente mais vê por ai, pessoas se endividando para viver uma vida que não condiz com a realidade dela.

E a segunda coisa é ser muito consciente ao fazer seu planejamento financeiro. Conheça sua rotina e identifique TODOS os gastos. Mas aqui eu vou repetir para fixar a ideia: TODOS mesmo! Lembre-se de cada detalhe, dos gastos com supermercado, salão, lazer, happy hour, com pequenos reparos, cafézinhos, viagens, etc. Temos também aqueles menos frequentes, como consultas médicas e os presentes de aniversários, que ninguém lembra de incluir no planejamento mas sempre tem que desembolsar essa quantia. A questão é: você pode até querer esconder de mim, mas não esconda de você, porque isso não vai fazer sua despesa sumir…

dicas planejamento financeiro
Colorido é mais divertido!

Dicas Bônus

Não resisti e resolvi inclui mais uma dica no final: arrume seu ‘cantinho das contas’. Prepare um ambiente agradável para lidar com seu financeiro. Uma mesa limpa, bem decorada, material disponível e de qualidade. São pequenos detalhes que vão te ajudar a tornar a tarefa menos entediante. Pode acreditar!!

——

E então pessoas, todos animados para colocar as dicas em prática? Se tiver alguma dúvida ou acrescentar alguma dica é só deixar ai nos comentários!

Um abraço,

AnaP*