No final do mês de passado eu fiz um post com 5 dicas para se organizar financeiramente (aqui) e uma das dicas era justamente ter uma planilha de gastos. Até comentei que eu tinha um modelo que utilizo há anos e me atende super bem. E antes que ano acabe resolvi trazer essa planilha para vocês, para não falar que não falei de metas para 2016 kkkk. Então é isso, logo abaixo você vai aprender como funciona a Planilha Fluxo de Caixa e poder baixar o arquivo. E eu estarei aqui caso você tenha alguma dúvida e desejando que seu ano novo seja próspero & organizado!  Prontos?!

planilhafluxodecaixa

Para começo de conversa você já pode baixar o arquivo para ir lendo acompanhando, o que acha? Clique aqui. Pode ir que eu te espero… vai.. anda logo…  Pronto? Agora sim, o post!

O arquivo contém na verdade duas planilhas: o Fluxo de Caixa em si e uma Planilha Auxiliar. Essa segunda foi a forma que achei do fluxo de caixa ficar mais organizado. Porque a medida que ia fazendo as compras nos cartões o fluxo de caixa foi crescendo muito, então resolvi centralizar, na principal vai apenas o valor total a pagar no cartão de crédito, e cada compra feita no cartão de crédito (ou cheque ou carnês) são descritas na planilha auxiliar. Falo mais logo abaixo.

O Fluxo de Caixa é na verdade uma ferramenta empresarial que eu adaptei pois gosto de visualizar a situação financeira como um todo, a longo prazo. Ele resume ali as ENTRADAS e SAÍDAS, sendo assim, dividi a planilha nesses dois itens:

ENTRADAS

Deixei um modelo já lançado só pra você ter ideia de como você deve preencher. Sugiro colocar tudo que existe de renda, e ficar atento à questão das férias (!), porque tem muita gente que fica enrolado financeiramente depois das férias, pois acabam esquecendo que o único extra é o 1/3 de férias, que o restante está apenas recebendo adiantado.

Tem ali também uma linha do dízimo, que deixei para quem quiser, e já está com o percentual de 10%, caso você não queira utilizar basta apenas deletar a fórmula,  digitar o valor da sua preferência ou alterar o percentual na fórmula. Ou seja, tem opção pra todo mundo 😉 .

SAÍDAS

Na parte das saídas deixei organizado por data de vencimento, que á forma que acho mais prático para me organizar na hora de pagar as contas, basta você preencher o dia do vencimento no campo certo e depois reclassificar por ordem do dia.

Já os itens descritos fica por sua conta. Deixei ali uma sugestão bem geral mesmo que acredito ser a maioria, mas fique à vontade para alterar de acordo com suas despesas. Só não altere o que está em cinza pois são fórmulas que são vinculadas à Planilha Auxiliar. Não esqueça que aqui você tem que ser realista, não deixe faltar nada. Por exemplo no início do ano tem anuidade do conselho da sua profissão? A cada 3 meses tem revisão da moto? Vai ao dentista duas vezes por ano fazer limpeza?? Não deixe NADA de fora mesmo.

INVESTIMENTOS

No final da planilha coloquei um resumo da sua situação. As receitas menos as despesas para visualizar o disponível para investimento. Tente poupar pelo menos um valor pequeno todo mês. E esse é bacana na planilha, depois de tudo preenchido, você consegue ver que mês está folgado ou apertado, e se você já deixa ‘projetado’ ali uma poupança, não fica tão difícil assim poupar.

PLANILHA AUXILIAR

É na planilha auxiliar que a gente lança todas as compras loucuras feitas a prazo. Brincadeiras à parte, separei essa planilha em 3 partes, os CARNÊS que são as compras que a gente faz em lojas que não são nem no cartão nem cheque, geralmente aquelas que a gente tem que voltar lá pra pagar (e acaba comprando mais). Aqui você também pode colocar aquele consórcio da Natura que você fez com sua amiga, ou aquele salão em que você parcela mas não tem ‘documento’ que comprove a dívida. Acho que deu pra entender né?!

Depois temos os CHEQUES, caso você costume usá-los é importante colocar aqui principalmente por causa do prazo, pois as vezes a gente consegue um prazo maior no final do mês, e o cheque vai entrar daqui a muito tempo. Não corra o risco de tomar um susto e coloque tudo aqui.

E por último, como sou a loka dos cartões (descobri isso ao abrir minha carteira) e tenho 5 bandeiras diferentes, resolvi colocar essas 5 opções ali também. Mas se você não tiver tanto, é só não preencher nada. Na Planilha Auxiliar, no título CARTÃO DE CRÉDITO 1 , você coloca o nome do seu cartão, que automaticamente ele vai para o Fluxo de Caixa, e assim sucessivamente. As compras você vai colocando a medida que fizer. É só incluir mais linhas (coloquei só 5 para ficar mais fácil a visualização geral da planilha, mas eu sei que você vai precisar 😉 ).

::::

Oh… eu acho que já expliquei tudo, o resto vai ser na prática e dúvidas hão de surgir. E estarei aqui para tirá-las ok? Fique à vontade para perguntar, comentar, mandar email, telefonar, sinal de fumaça, etc. O que for melhor para você, só não fique com dúvidas e deixe de usar a planilha.

Depois me contem o que achou, e se tiverem também novas ideias, contribuições para minha planilha me contem, please!

Um abraço,

AnaP*