O tema organização é uma constante aqui no blog e isso já não é novidade, mas andei analisando alguns posts antigos e percebi que nunca falei de arquivo digital. Responda sinceramente: no seu computador & dispositivos móveis seus arquivos estão todos arrumados? Você consegue achar um arquivo rapidamente, sem precisar usar a pesquisa do ‘cachorrinho’? Se você respondeu sim, vamos trocar ideias e aprender mais; mas se sua resposta foi negativa, não deixe de ler o post para aprender como criar uma rotina de organização de arquivo digital.

rotina_arquivo_digital

Antes de pensar na organização dos arquivos propriamente ditos, acho importante falar da rotina em si. Acumular “tralha” digital é muito mais fácil do que se imagina, afinal a gente simplesmente não vê, ela não incomoda igual a uma lixeira cheia que fede se a gente não tirar. A gente vai baixando arquivos do e-mail, tirando milhares de fotos no celular e recebendo arquivos no WhatsApp, e simplesmente os deixa acumular. Então a dica aqui é: defina uma rotina para esse tipo de organização. Vou te contar a minha para você ter uma ideia:

Uma vez por semana: eu  faço uma ‘limpeza’ na pasta de downloads no computador, guardando cada arquivo a pastinha ou simplesmente apagando o que eu não vou precisar. Eu defini realmente um dia para isso, que é o sábado, então é só você escolher um dia que se encaixa na sua rotina e começar. Se for o caso, coloque até um alarme no celular pra não ter desculpa.

Uma vez por mês (1) : eu organizo as fotos, ou seja, pego todas as fotos tiradas naquele mês e salvo em pastas específicas no computador. Para fazer isso eu uso dois ‘formatos’, que é o armazenamento em nuvem, do Dropbox ou o GoogleDrive (já falei deles aqui), e o Google Fotos .

No primeiro eu uso para transferir para o computador imagens que salvei no telefone (prints de tela, fotos do Facebook, pins do Pinterest, fotos recebidos via WhatsApp, etc), e o Google Fotos eu já fiz o cadastro para fazer a sincronização automática e todas as fotos que eu tiro já vão automaticamente para a nuvem quando conecto na internet. E ai o que eu faço uma vez por mês é baixar essas fotos para o computador e organizá-las em pastas .

Uma vez por mês (2): depois de organizar as fotos, eu aproveito e faço um backup geral dos meus arquivos em um HD externo. Eu já passei aperto uma vez pois achei que tinha perdido todos meus arquivos e meu último backup tinha meeeeeses. Sério gente, não queria passar por essa sensação, é horrível! Na verdade eu até recomendo fazer backup em um intervalo menor de tempo se você puder, mas eu sou realista e sei que vou acabar não fazendo… então pelo menos uma vez por mês estou cumprindo a meta! E pra não perder é literalmente o último dia do mês, chega a ter um aviso no calendário sabe…

Sempre que posso: eu faço uma limpeza no celular. Oh coisa boa pra encher o celular é o tal dos Grupos no WhatsApp… gente como a gente recebe tralha. Enfim, sempre que eu tenho uma oportunidade eu deleto essas imagens e vídeos (quanto eu baixo… porque eu geralmente não vejo esses vídeos). Mas é sempre mesmo gente, num ponto de ônibus, esperando um atendimento, numa fila do supermercado, etc. Ou seja, se tô ali de bobeira, partiu faxinar o celular.

—-

~E ai, o que está achando do conteúdo até agora? Eu pensei melhor, e pra não te assustar nem ficar cansativo, vou continuar esse post só amanhã, ok?!

E por enquanto, se tiver dúvidas ou sugestões já pode deixar nos comentários!

Um abraço,

AnaP.*