Faz pouco mais de um ano que eu me rendi ao telefone celular multiuso, mais conhecido como smartphone. Sei que é pouquíssimo tempo, mas o lado velho do meu cérebro estava super resistente e fui deixando para depois… até que chegou em um ponto que realmente não tinha como, eu teria que me adaptar. Principalmente por conta do blog, que muitas vezes deixei de fazer coisas bacanas por falta de recursos. Desde então ele tem sido minha principal ferramenta de trabalho depois do computador.  E por isso mesmo, depois de tanto tempo utilizando o brinquedinho já sinto que estou pronta para sugerir alguns app’s que podem te fazer tirar melhor proveito do seu aparelho.

apps-

Acredito que depois de um ano usando meu smartphone ainda não sou nenhuma expert no assunto, até porque eu não tenho tanta paciência assim para testar novas tecnologias. Sei que tem gente que gosta de testar apps novos e baixam tudo que veem pela frente, mas não é o meu caso… Eu só baixo o que me sugerem e mesmo assim avalio se realmente vai  me ser útil. E sempre dou uma revisada no meu telefone, se não estiver usando, eu desinstalo o app para não sobrecarregá-lo.

Então, se você for uma pessoa fissurada em tecnologia, provavelmente esse post não é para você, e você pode pular direto para os comentários e deixar sugestões de alguns apps pra mim, combinado? Mas se você, assim como eu, quer usar o telefone de forma útil mas sem muita parafernalha, confere a lista que fiz e #partiu Google Play.

  • Aplicativos Bancários: Itau & Sicoob

Eu sei que ainda tem muita gente que é super resistente quanto à utilizar bancos pela internet, mas sinceramente, pra mim é a salvação. Eu já achava super prático pagar uma conta pela internet, e pelo telefone que eu nem preciso mais digitar o código de barra, é só usar a câmera como leitor de código de barras. Fala sério se não é fantástico? Sem contar que o básico, de consultar saldos, fazer transferências e conferir o saldo do cartão de crédito, eu ouvi dizer que o Bradesco agora tem a opção de depositar cheque pelo smartphone. Oi? Não entendeu? Me parece que funciona assim, você fotografa e envia via app, e por ali o banco fará o reconhecimento e a compensação do dinheiro na sua conta. Top!

  • Armazenamento em Nuvem: Google Drive & Dropbox

Para ‘transitar’ com meus arquivos entre meus dispositivos (leia-se smartphone, tablet e computador) eu utilizo dois apps, o Google Drive e Dropbox. Ambos são super fáceis de usar e no computador eles ficam posicionados como uma pastinha dentro do Windows Explorer, o que eu acho bem útil e prático. Para quem não conhece o termo, o armazenamento em nuvem funciona como um HD virtual que a gente pode salvar os arquivos e acessar de qualquer lugar que tenha internet. É um serviço gratuito até um certo limite de espaço, mas eu até hoje não senti necessidade de migrar para o plano pago.

  • Organização: Evernote

Eu confesso que até estranhei que uso apenas um app de organização (além do calendário que já veio no telefone, então não conta!), mas é basicamente porque eu gosto de fazer muita coisa na mão literalmente. Mas como nem sempre estou com papel e caneta, principalmente quanto estou na rua em filas de espera, e tenho uma ideia bacana, eu anoto no Evernote. Basicamente eu não uso nem 20% de todas as funcionalidades que ele oferece,  e mesmo assim eu o recomendo. Baixa lá, e depois vem me ensinar mais algumas das suas funcionalidades. (Lembra que eu falei que eu sou preguiçosa pra tecnologia? rs)

  • Scanner de documentos: CamScaner

Esse pra mim é o mais  top de todos. Meu irmão que me sugeriu e eu digo que ele é um ótimo quebra galho no trabalho. Sei que hoje é normal todo mundo enviar fotos para um lado e para outro, mas quando se fala de trabalho acho muito melhor um PDF, porque nem todo mundo lida bem com a impressão de imagens. Sendo assim, esse app basicamente scaneia (já existe esse verbo?) o documento que você está fotografando, e pode gerar o pdf com uma ou mais fotos também. Muito útil mesmo!

  • Editor de Fotos e Montagem: VSCO & Instasize

E por incrível que pareça, esses dois são apps que eu menos uso! Apesar de ser apaixonada com fotografia, eu não tenho tanta paciência para ficar alterando, melhorando, mexendo na luz, contrastes, essas coisas sabe… E quando eu resolvo eu uso VSCO que eu já vi muita recomendação dele e achei realmente muito bom. Já o Instasize uso quando preciso fazer alguma montagem, que geralmente é para o blog, pois no geral não gosto de montagens, mas às vezes seis que são necessárias. 😛


 

Basicamente é isso! Acho que já falei muito para quem tem ‘preguiça’ para tecnologia. Espero que você tenha gostado do post e que ele possa ter sido útil 🙂

Teve algum que foi novidade para você? Me conta ai nos comentário. E se tiver algum que você acha que eu preciso conhecer não esqueça de me falar também!

Um abraço,

AnaP*