Sobre a tal Tocha Olímpica

As olimpíadas já estão batendo na porta e a famosa tocha olímpica tem viajado por várias cidades nesse Brasilzão, causando onde quer que passe.  Aqui na minha cidade,  Governador Valadares/MG,  ela já passou e não foi diferente: muita polêmica envolvida e opiniões conflitantes.  Eu particularmente me assustei com a quantidade de opinião contrária que encontrei nas pessoas a minha volta,  e por isso,  mesmo depois de ‘tanto’ tempo resolvi vir aqui expressar minha opinião sobre o assunto.

atochaolimpica

Escutei váaaarios desaforos e reclamações sobre o valor que a prefeitura pagou para a tocha passar em nossa cidade. Falaram que  com esse valor poderia ter sido investido em ruas,  educação e saúde.  É claro que eu concordo com isso,  Maaaas…  eu não sou o tipo de pessoa que acompanha política nem fico buscando conhecer as ações dos políticos que votei e saber o que está sendo feito (deveria,  mas não faço). Então sinceramente não acho que reclamar vai resolver nada,  já que,  como cidadão eu só tenho feito o mínimo que é viver uma vida dentro da lei.

A nossa cidade está passando por uma situação atual em que estamos sendo alvo de notícias em nível Nacional,  devido às investigações intitulada de Mar de Lama (estivemos até no Fantástico domingo passado 🙁 ).  Há quem fale que está com vergonha…  eu prefiro pensar que, ainda bem que descobriram agora…  poderiam ter roubado mais né verdade? E outra,  eu prefiro pensar que esse dinheiro todo foi gasto com a tocha olímpica do que pensar que ele estaria ‘disponível’ para a corrupção.

E agora falando da tocha exatamente,  acho que a maioria das pessoas esquecem que a tocha é um símbolo do importante para quem é atleta,  e o quão bem o esporte faz na vida das pessoas,  ajuda na saúde,  na educação,  tira pessoas das drogas e ajuda a diminuir a criminalidade. No dia que ela passou as famílias estavam na rua brincando e se divertindo, foi uma verdadeira festa.  Sem contar em todo o trabalho de designer envolvido na tocha, cada item daquele foi planejado para ter um significado. Acho muito top… sério!
tocha

O significado das ondulações da tocha

E aqui acho que vale relembrar que a nossa cultura é baseada em símbolos e ‘rituais’ e é  assim que a gente vive há muito tempo. Alguém me explica então pra que eu tenho q ficar em pé pra cantar uma música que resolveram chamar de Hino Nacional?  E por que todo ano um monte de gente sai marchando pelas ruas no dia 7 de Setembro?  E que tal vestir roupas caipiras e dançar ‘olha a cobra/ é mentira’?  Sério gente, isso pra mim é cultura… e uma tocha passando também é. E ponto.

Eu acho que infelizmente nosso país tem se destacado em coisas tão negativas na política que a gente está deixando de ver o (talvez pequeno) lado bom do que está acontecendo. É triste sim tudo que acontece,  mas é a realidade…  e a gente não pode virar um monte de gente ranzinza que reclama de ações culturais e do custo delas em função do que poderia ter sido feito com esse dinheiro.  Acho que a reclamação deve ser destinada ao dinheiro deixou de ser gasto da forma correta.  Me responde uma coisa:  se a gente não tivesse a corrupção e o dinheiro público fosse gasto da forma correta você estaria reclamando da tocha?  Se a resposta for não,  acho que você concorda comigo que a culpa então não é da tocha né?
A_tocha_Olimpica

Eu tive o prazer de tirar foto com a tocha olímpica!

Eu não sei o que você pensa sobre o assunto e sinceramente não quero causar nenhuma polêmica aqui no blog. Aliás, a gente aprovando ou não a tocha já passou e pra mim foi simplesmente lindo. A emoção que eu vivi de estar com minha mãe e minha sobrinha presenciando esse momento cultural ficará pra sempre em minha memória.
Obrigada por ler e espero sinceramente não ter ofendido ninguém. 
Esse foi apenas o meu ponto de vista, de tantos outros que existem por ai….
Um abraço,
AnaP.*
.
.
.

 Posts relacionadosSe você gostou desse post, você também pode gostar:

Reflexões sobre “Look do Dia”

Sobre conselhos

Ética no WhatsApp

Custa ter boa vontade?

Comments

comments

Ana Paula Cândido

Prazer, meu nome é Ana Paula! Obrigada pela visita em meu blog :) Dúvidas, críticas ou sugestões? Fique à vontade para comentar. Ficarei feliz com sua contribuição e prometo que respondo rápido, ok?!