O que faz um escritório de contabilidade?

Dia desses (leia-se alguns meses…rsrs) estava conversando com minha prima Caroline sobre mercado de trabalho e profissões. No meio da conversa ela me fez a seguinte pergunta: “O que faz um escritório de contabilidade?”. Expliquei e fiquei pensando sobre o assunto, sobre quantas profissões existem e não temos noção de como é trabalhar com aquilo e o que exatamente aquele profissional faz.

Eu acabei caindo de paraquedas nesse ramo de contabilidade e assumo que se eu tivesse pesquisado antes sobre a profissão, não teria me formado em Administração, e sim em Ciências Contábeis. Mas pelo menos eu tenho o Técnico então tá valendo né?! 

Resolvi então fazer esse post contando a mesma coisa que expliquei pra minha prima, vamos lá?

O que faz uma contabilidade?

Primeiramente as pessoas (e empresas também) precisam entender que contador não é imposto!! Sim! Tem muita empresa que acha caro/ruim/desnecessário pagar contador, acham que contador é só mais uma despesa que o governo “inventou”. Mas não é!! (sente o tom de revolta da pessoa). O contador/escritórios de contabilidade são prestadores de serviço de consultoria. Eles dão suporte para as empresas cumprirem as obrigações que um CNPJ precisa ter perante o governo. Se a empresa quiser, ela até pode fazer sozinha, mas, posso te afirmar, vai ser muito mais difícil, ok?

Muitas vezes o honorário (salário do contador) é um salário mínimo, e se a empresa resolvesse ter um funcionário para fazer tudo que a contabilidade faz, seria pelo menos o dobro. Sendo assim, ter um contador é economia, e não custo desnecessário. É claro que grandes empresas costumam ter contabilidade interna, mas para maioria, terceirizar o serviço é mais fácil. Um exemplo disso são as agências de publicidade. Quando a empresa quer fazer uma propaganda, por um acaso ela tenta fazer tudo sozinha ou contrata uma empresa?

Dentro da contabilidade o serviço é dividido em setores que trabalham em conjunto. Todos os setores precisam estar em sintonia para prestar um serviço de qualidade ao cliente. Então, é importante também que os setores compreendam que todos tem um objetivo só, o cliente!, e não achar que um setor é mais importante que o outro (desabafei né?).

Resolvi descrever um pouquinho de cada setor para ficar mais fácil de entender realmente o serviço prestado:

REGISTRO (ou também chamado de PROCESSO)

É onde tudo começa. E também termina. Quando a empresa abre, precisa do contrato social, CNPJ (igual você tem CPF), contrato de aluguel, dar entrada no registro em todos os órgãos (Prefeitura, Junta Comercial, Receita Federal, etc), alvará de funcionamento,e mais um monte de outras obrigações. E quando vai encerar a empresa, é esse setor que faz o processo de baixa da empresa.

PESSOAL

O setor Pessoal, mais conhecido como DP (departamento pessoal) é o setor de cuida de tudo que diz respeito aos funcionários dos clientes. Contratação, folha de pagamento, férias, demissão, recolhimento de contribuição sindical, impostos sobre a folha (FGTS e INSS), etc.

FISCAL

Esse setor é responsável principalmente pela apuração dos impostos. Basicamente: a empresa vende e emite nota fiscal, certo? O Setor Fiscal apura o imposto devido sobre as vendas. Há também uma série de outras atividades desse setor como por exemplo envio de declarações mensais informando ao governo a movimentação da empresa.

CONTÁBIL

Aqui é o setor mais injustiçado de todos (todo acham que ele não faz nada de importante)! kkkkk Brincadeirinha! Aqui se resume tudo que foi falado anteriormente, a empresa vende e compra, paga fornecedor, paga funcionário, movimenta banco, e o contábil apura o resultado: deu lucro ou prejuízo? Basicamente aqui confere tudo que foi feito antes e tudo tem que “bater”, se não confere, tem que descobrir porque. Diga-se de passagem que é o melhor setor de todos!!! (Será que alguém percebeu que esse é o meu setor? rsrs).

Acho me identifico muito com o contábil porque na prática é o que mais se parece com a Administração. A diferença que ele digita/apura o que passou, e a administração planeja e faz.

 

É importante falar que cada item desse tem uma série de desdobramentos e tudo tem é feito baseado na legislação de acordo com o ramo de atividade do cliente. Toda vez que a legislação muda, precisamos acompanhar para fazer o serviço corretamente.

O contador é um profissional de extrema importância na vida de uma empresa pois ele gera informações que auxilia a empresa na tomada de decisões, e evita possíveis problemas futuros (processos trabalhistas, apuração indevida, descumprimento de lei por falta de conhecimento etc).

Bom pessoal, infelizmente o post ficou um pouco grandinho para conseguir dar pelo menos uma noção desse universo que é a contabilidade. Eu particularmente amo!

Espero que tenha conseguido explicar direitinho e que meus amigos de área me corrijam ou acrescente algo se achar necessário. Caso alguém que tenha dúvidas, e queira aprofundar ainda mais é só deixar um comentário que a gente vai conversando, ok?

 

Um abraço,

Anap.

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

Ana Paula Cândido

Prazer, meu nome é Ana Paula! Obrigada pela visita em meu blog :) Dúvidas, críticas ou sugestões? Fique à vontade para comentar. Ficarei feliz com sua contribuição e prometo que respondo rápido, ok?!

Comentários

  1. ótima colocação!

    1. Obrigada Danívia!
      Vindo de você então fico lisonjeada!

  2. Karina disse:

    Adorei o post!!! Tenho 19 anos, meu pai é contador e até hj eu não entendia o que ele faz no escritório de contabilidade!!! Rsrs
    Foi mto esclarecedor o post e adoro principalmente os assuntos de organização!!! Bjos

    1. Oi Karina!

      Que bom que gostou do post! Fico feliz em poder ensinar algo.

      Em breve terei novos post de organização, adoro também!

      Um abraço, Anap.