E de repente a pessoa resolveu começar o ano falando de inovação e mudanças. Mas porque não já que o mantra é Ano Novo/Vida Nova? O que trouxe pro post de hoje é uma proposta de mudança para os professores de matemática, engenharia e afins, que é o Compasso Flexível (e Prático para Quadro Branco – o nome completo). E sabe o que é o mais interessante disso tudo, além é claro, da super utilidade desse produto? Quem o inventou (e patenteou) é um Valadarense muito simpático que conheci recentemente. Confere ai:

compassoflexível

Conheci o Lucas Barbosa na escola em que dou aula (E.E.Manoel Byrro) de uma forma, digamos assim, intrometida da minha parte… Ele estava conversando com outro professor sobre o compasso e não resisti, fui logo entrando na conversa e querendo saber o que era aquilo. Achei a invenção o máximo e já fui logo trocando contatos e pedindo autorização para postar aqui no blog.

Mas afinal o que é esse Compasso Flexível? É um compasso para ser utilizado em quadro branco e que pode ser regulado da medida que você quiser (não sei se explicar assim é certo, mas valeu a tentativa). Ele é composto por uma ventosa, que ‘gruda’ no quadro branco, e tem material flexível de fácil manuseio. Para ficar mais fácil o entendimento aqui tem um vídeo no Youtube que mostra como o compasso funciona, veja abaixo:

No panfleto que ele me deu tem a seguinte apresentação:

“Olá a todos… Pois bem, estou propondo aos professores de matemática, física e aos que lecionam no curso de engenharia um novo instrumento didático o qual denominei de COMPASSO E PRÁTICO PARA QUADRO BRANCO, ou simplesmente COMPASSO FLEXÍVEL, na verdade trata-se de um novo modelo de utilidade quanto ao compasso, sabemos da importância do mesmo junto à régua pois, toda a geometria euclidiana (Elementos de Euclides) na Grécia antiga foi desenvolvida utilizando apenas os  dois instrumentos sem graduações, recorrendo apenas à pureza do raciocínio argumentativo lógico matemático por meio dos elementos primitivos, axiomas, definições, teoremas e construções geométricas. Como já sabemos, a representação da RÉGUA (reta) e do COMPASSO (circunferência) na geometria analítica é dada respectivamente por: ax + by = c   ; (x-a)² + (y-b)² = r². Por meio dessas duas equações temos a geometria analítica… enfim… é indispensável tais instrumentos para os professores.”

Eu não lembro muito dessas matérias mas mesmo achei muito bacana! Acho que vai melhorar e muito a forma de ensinar daqui pra frente. O que vocês acham? Gostaram da invenção?!

Deixo aqui os contatos dele para quem quiser entrar em contato:

Lucas Barbosa  –  (33) 3221-9225 / 98807-5818  –  satygrahalucas@hotmail.com

Para quem ficou interessado e quiser adquirir o produto ele vende através do Mercado Livre. Compre aqui.

:::

Espero que tenham gostado do post de hoje. Qualquer coisa comentem logo abaixo 🙂

Um abraço,

AnaP*

ps. esse post NÃO é um publieditorial ok?