Responsa rápido: você conhece o Pinterest?! Se você falar que sim vou ficar muito feliz, ainda mais se falar que curte também! E se você falar que não, vou te apresentar aqui de forma que você pense assim como eu pensei no dia que eu a conheci: como eu ainda não tinha descoberto isso antes?’. Basicamente o Pinterest é uma rede social (sim, tal como Facebook, Instagram, etc) porém não funciona do jeito convencional que estamos acostumados. Daí que muita gente talvez até tenha tentado usar mas não curtiu e desistiu. Então, confere ai o post e apaixone-se você também:

voce_conhece_o_pinterest

Quando eu estou conversando com alguém sobre o Pinterest e preciso explicar o que é eu costumo dar a seguinte explicação: ‘ela é um Google Imagens com pastinhas’. É porque ela é uma rede social voltada para compartilhar imagens, e a forma de compartilhar é arrumá-las em ‘painéis’ (em ingles boards). E a criação desses painéis são totalmente livres, você escolhe o título e se quiser ainda acrescenta uma descrição.

Ou seja, imagina que você vai lá no Google Imagens e quer pesquisar fotos de inspiração para seu Home Office ou uma tema para festa de aniversário, você acabaria por salvar diversas fotos no seu computador, ocupando espaço e sem poder mostrar pra ninguém (e provavelmente sem organizar!). E mais, se você quisesse voltar no site que salvou uma das fotos para ver quais mais eles tinha sobre o assunto dificilmente você iria encontrá-lo novamente. E no Pinterest seus problemas estão todos resolvidos quanto à isso! Você pode ver seus painéis novamente e muitas fotos são vinculadas à um site/blog de origem, e você poderá ver também o contexto em que àquela foto foi publicada.

Pinterest_1
Essa é a ‘cara’ do nosso perfil, ali tem um resumo dos nossos números, quantos me seguem, quantos eu sigo, quantos pins eu tenho. Logo abaixo temos os meus painéis!

Você vai criando os painéis de acordo com o tema que lhe interessar, ter acesso a eles em qualquer lugar (basta ter internet) e tornar público ali um interesse seu. E você me pergunta, mas pra quê? Seus amigos podem te enviar “Pins” – que é a forma que as fotos são chamadas. Ou seja, às vezes você ainda não viu uma foto super bacana, e um amigo pode te enviar e te ajudar a decidir um projeto. Bacana né?

Pinterest_2
Essa é a linha do tempo do Pinterest, que nada mais é que o mais recente que as pessoas tem ‘pinado’

Ele possui um linha do tempo também, porém é totalmente aleatória, composta por Pins mais recentes dos ‘Pinadores’ (pessoas com perfis) ou ‘Painéis’ que você segue. Funciona assim, às vezes uma pessoa já tem um painel que te interessa, e você pode ‘seguir’ apenas esse painel e não a pessoa em si. E também gente, você pode não seguir ninguém e pronto. Basta usar a rede para pesquisar o que interessa e montar seus painéis (que eu prefiro chamar de pastinha).

Pinterest_3
Quando você entra em uma imagem você tem a opção de ‘Pin it” que é salvá-la em um dos seus painéis, você editar, enviar ou também curtir.

Acho legal isso, que ela não é uma rede em que pessoas postam textos e suas opiniões criando polêmicas nem o dia a dia ‘atoa’. É claro que ali você também pode curtir as fotos (e não necessariamente segui-las) e comentar também. Mas pode falar uma coisa? Eu nem lembro que essas funções existem e uso apenas para salvar minhas referências. Muitos dos posts que eu preparo de decoração/inspiração eu fico juntando ali por dias imagens para depois selecionar as melhores  para um post.

Pinterest_4
Agora o conteúdo do blog também está no Pinterest! É só seguir 😀

E sabe porque eu resolvi falar disso tudo agora? Além de que eu adoro essa rede, é porque agora o Blog Mudei de Ideia também está lá! Então se você viu alguma foto bacana aqui no blog ou das frases do Facebook do blog, você pode acrescentá-las em seus painéis. Para ver meu perfil clique aqui ou na barra ao lado que agora também tem um box com miniaturas dos meus Pins mais recentes.

Ele parece um pouco complicado de mexer quando você não conhece o objetivo dele, e eu espero ter conseguido te explicar, mas depois fica tudo mais fácil. E se ainda ficou dúvidas é só deixar comentários e solicitar uma ‘consultoria’ kkkkk. Estou numa campanha por um mundo com mais Pinterest, em que pessoas se inspirem e façam coisas mais bonitas, ok?!

Um abraço,

AnaP*