Recentemente parei para me lembrar de todas mudanças que já fiz, e acabei concluindo que sou uma especialista! Desde a adolescência, comecei mudando da casa da minha mãe para casa do meu pai. Depois quando resolvi ir para Vitória, eu já fui, voltei, fui novamente, e voltei outra vez (e aqui estou atualmente!). Lá eu me mudei bastante também. Se não me engano, só no ES eu me mudei 6 ou 7 vezes!!  Sem contar que depois que voltei, com menos de 3 meses que eu desempacotei minha mudança toda, nós resolvemos no mudar aqui em GV! #socorro

Acho que já deu para vocês entenderem que eu sei fazer mudança né?!?!? Diante disso, resolvi fazer esse post como algumas dicas e técnicas que aprendi com o tempo. Talvez você não vá precisar desse post agora, mas quem sabe daqui a alguns meses? #vamoslá

como-organizar-mudança-casa

>> OS PRIMEIROS SERÃO OS ÚLTIMOS

Conhece aquela máxima, de que os últimos serão os primeiros? Pois então, inverti um pouquinho pra facilitar. Comece a embalar nesse ritmo. Tudo que você embalar primeiro, provavelmente você vai desempacotar por último. Objetos de decoração, livros, roupas de outra estação, etc. Tudo que você sabe que não vai precisar nos próximos 2 meses, você empacota primeiro. Isso já significa pelo menos metade da mudança, vai por mim!

 

>> COMUNICAÇÃO E COOPERAÇÃO

Caso a sua mudança seja em família, acho importante sentar e conversar antes de qualquer coisa! Não adianta um fazer muito, e o outro só aproveitar os benefícios da mudança (a casa nova). Todo mundo precisa entender que vai ser trabalhoso, e que é necessário ter paciência!

 

>> PREPARE MALA 1 SEMANA DE VIAGEM (pelo menos)

Sim, isso mesmo! Prepare uma mala como se você fosse viajar uma semana ou duas. Separe roupas, roupas íntimas, produtos higiênicos, etc. Lembre-se que até colocar tudo no lugar, você vai precisar de se cuidar também. Considere tudo que você precisa para viver fora de casa. Pode parecer simples, mas acho que é a dica que evita menos estresse. Imagina depois de um dia inteiro de cansaço, ter que procurar um pijama nas caixas?

 

>> LISTE OS LOCAIS PARA SOLICITAR A MUDANÇA DE ENDEREÇO

A partir do momento que resolver mudar, comece anotar o nome dos locais que você precisa ligar para alterar o endereço. Anote a cada correspondência que chegar, ou acompanhando a pasta de contas pagas. Faça uma tabela, com o nome, data da mudança, um ok, e um espaço para protocolo e outras observações. Enquanto todas as correspondências não tiverem chegado no endereço novo, não descarte essa lista.

Bom essas dicas são mais para o pré-mudança. Mas é importante lembrar também que “O DIA D” precisa ter atenção com alguns fatos:

>> CADA COISA EM SEU LUGAR

Tente coordenar de perto o máximo possível da mudança e conseguir que cada caixa ou móvel já seja colocado no cômodo correspondente. Isso facilita muito e evita o desgaste físico de ter que carregar coisas pela casa depois. Para isso, lembre-se de escrever bem grande em cada caixa de onde ela é ok?

 

>> SEPARE DINHEIRO PARA ALIMENTAÇÃO

Sim, no dia da mudança não dá pra fazer nada!!! Considere no máximo um café em casa e pão. Depois que a mudança começar, esqueça comer em casa (pelo menos no dia). Almoce na rua e jante/lanche também.  Ou combine com algum parente ou amigo para você ir para casa dele. Vai ser bom sair um pouco da “muvuca” para repor as energias e evitar estresse de ficar o dia todo mexendo com isso.

 

>> CALMA, VAI DAR TUDO CERTO!

É muito comum no dia a gente desesperar e até por um momento se arrepender da decisão de mudar. Mas relembre os motivos pelos quais a decisão foi tomada, e os benefícios que terá quanto tudo se resolver. Aproveite a oportunidade para apreender mais sobre si mesmo (afinal juntamos muitas coisas ao longo da vida) e sair da rotina.

 

Então é isso pessoal, sei que é um post longo, mas é um assunto que não dá pra resumir. Na verdade, ainda tenho várias outras dicas mais práticas que auxiliam no empacotamento das coisas, que vou trazendo depois em novos post, bem como o planejamento financeiro da mudança.

O que acho legal da mudança que é uma forma de você desapegar de algumas coisas desnecessárias. Enquanto você vai empacotando, vai aproveitando para rever alguns “conceitos”. E quando você é uma pessoa organizada e conhece suas coisas a mudança não será um tormento. Ou seja, a principal dica é: seja organizado(a) sempre! Você consegue?

 

Espero que tenham gostado e se quiser, podem sugerir novas dicas, vou adorar (para minha próxima mudança kkkkk)

Um abraço, Anap.