Dia 9 de setembro é comemorado o Dia do Administrador, ou seja, exato um mês antes do meu aniversário, é o dia da minha profissão! Tirando as comparações “inúteis” kkkkk, resolvi escrever sobre esse assunto porque porque já faz um tempinho que já estava pensando sobre o isso e achei a data apropriada. Então vamos lá, falar de coisa séria agora? rs

logoAdm1

Achei melhor começar o assunto trazendo o conceito de administração para criar um ponto de referência para o post, sendo assim, segundo a Wikipédia: A Administração ou Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo “administração” vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas, ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

A Administração faz parte da minha vida desde que me entendo por gente, e isso no sentido literal da palava! Sabe quando as crianças perguntam a profissão do pai? Então, essa era minha resposta. Cresci achando o trabalho do meu pai o máximo, mesmo não sabendo muito bem no começo o que era, mas sabia que tinha uma sala e mesa só pra ele, e achava isso o máximo! Logo no ensino médio, tive a oportunidade de estudar em uma escola técnica que juntava as duas coisas, e isso só fortaleceu a minha paixão: gestão, negócios, empresa!

Quando chegou a hora de fazer o vestibular não tive dúvidas e fiz Administração também. Mas… no meio do caminho pensei em mudar de curso, e meu pai me incentivou a desistir da ideia. Confesso que muitas vezes já me peguei falando que agi por impulso na hora de escolher e que me arrependia, mas hoje, não penso mais assim. O curso nos dá uma base muito boa para se aplicar não só profissionalmente mas também em outros aspectos da vida. A  Administração está presente em TUDO, quer você não goste ou não, ela faz parte da sua vida.  Talvez a falta dela pode ser a causa de um problema – pense nisso.

keep-calm-and-administração-resolve-1

Acredito que a maioria das pessoas devem achar a administração chata pois o pouco de acesso que tiveram com o assunto, geralmente vem de uma forma realmente não muito agradável ou muito técnico. Por exemplo, seria muito interessante se no ensino médio tivesse na grade a disciplina administração, do mesmo jeito que tem filosofia. Mas não seria para ficar ensinando coisas “chatas” e pouco práticas como TGA (Teoria Geral de Administração), falando de Fordismo ou Taylorismo… não, não é disso que estou falando. Teorias são necessárias sim, conhecer a história da profissão faz parte, mas pra quem vai seguir carreira. É da prática que estou falando, da importância da integração entre os setores, de conhecer o mercado, do planejamento financeiro.

Mas Ana Paula, nem todo mundo quer ter seu próprio negócio, nem todo mundo precisa entender disso! Tudo bem, sei que nem todos vão ter “empresas” para administrar, mas você não acha que se você não se organizar para fazer compra, não vai faltar comida na sua despensa? E para aquela super festa de casamento, não precisa de um planejamento bem feito? E pra viagem dos sonhos, precisa economizar, conhecer seus gastos, cortar custos, conhecer o clima local, saber o que vai levar na mala, etc. Deu para entender ?!! rsrs

Para resumir, planejamento é a palavra chave para administração. A ação também conta é claro, mas antes de qualquer coisa, planejar é que faz toda a diferença no resultado final. Ele pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer ocasião. Então, fica a dica, administrar é planejar e não há nada de assustador ou enjoativo nisso, é apenas algo necessário, quer você veja/acredite/goste ou não.

::

Um abraço, Anap.

————————

RECADOS:

1- O post tinha que ter entrada no ar 20 dias atrás, no dia do administrador, 9 de setembro, então peço desculpas (a mim mesma por 20 dias de atraso – acontece!)

2- Esse post é dedicado à minha prima Caroline que vive me falando que não entende/gosta de administração e não sabe o que eu vejo de graça nisso!! Espero Carol, conseguir melhorar sua “visão” sobre o assunto, ok?! Promete que vai ao mesmo tentar repensar o assunto?!rsrs

E a culpa é da sua escola que tentou te ensinar Taylorismo quando tinha que falar sobre PDCA – To Plan, To Do, To Check, To Action! Isso sim é administração na prática. Bj!

3- Só pra constar (e não me chamarem de traíra), eu também amo contabilidade! Meu coração é dividido por essas duas ciências, que se completam tão bem!