Já faz um tempinho que queria escrever sobre esse assunto, mas pra falar a verdade não sei nem mesmo por onde começar, então vou deixar assim, ir escrevendo e ver no que dá, pode ser?

picolee

Muito se fala em “tempo é dinheiro”. Há alguns anos eu li uma reportagem da revista Vida Simples que sugeria justamente o contrário, “dinheiro é tempo”. Lembro que falava principalmente sobre o desperdício de tempo, e consequentemente, o desperdício de dinheiro. Gostei muito do ponto de vista. Geralmente se fala o tempo todo em não se pode perder tempo, porque estará perdendo o dinheiro. E o dinheiro?! Quando se gasta com coisas inúteis, consumismo desnecessário, não é também uma forma de perder tempo?! Todo o tempo que você gastou para ter o dinheiro disponível para isso, valeu a pena?

Nesse contexto sobra gastar o “tempo X dinheiro” acho importante considerar uma coisa, que muitas pessoas não entendem ou ignoram, a PRIORIDADE.  Saber definir prioridades faz toda diferença nos resultados das nossas ações, a curto prazo e principalmente – creio eu – a longo prazo. Mas ai você pode estar se perguntando, mas que afinal, o que significa exatamente essa tal de prioridade?  Em um dicionário tive a seguinte definição: “Significa eleger o que vem em primeiro lugar, ou seja, o que mais importa para nós.”

Acredito que a prioridade é algo que pra quem é organizado, ou se conhece muito bem, já é algo natural. Para alcançar objetivos, sonhos ou metas, chame como quiser, é preciso ter prioridades muito bem definidas, para não se “perder” no meio do caminho. É muito fácil se perder em outras opções e tentações que aparecem no meio do caminho. E para isso não acontecer, precisa-se ter uma outra coisinha muito difícil também, saber dizer NÃO.

Dizer não para uma possível amizade que não vai agregar, um compromisso que vai te tomar tempo e não vale a pena, para algo que quer comprar mas precisa economizar por um motivo. Ter prioridades significa abrir mão de algumas coisas para se ter outras. Seja ter mais tempo para você, para família, ou dinheiro para viajar. Saber o que se quer, e abrir mão do que precisa para isso. É nisso que acredito. E você?

::

Um abraço,

Anap.

ps.1- tentei achar a capa da revista para ilustrar o post, mas não consegui. Lembro-me que era um picolé derretendo, por isso usei essa imagem para ilustrar.

ps.2- amo as capas da revista Vida Simples, fazem até parte da minha decoração!