Dia 30 de Janeiro é o dia da Saudade. Se você está lendo esse post no dia da sua publicação você tem alguma coisa para celebrar hoje! O que parece um pouco estranho, porque tem saudade que bate de vez em quando, até então tudo bem, mas tem saudade que bate todo dia, não escolhe hora nem lugar, então porque ela tem só um dia?

diadasaudade

Uma vez eu li que a palavra saudade é uma das 7 palavras mais difíceis do mundo de traduzir para outras línguas. Basicamente é porque ela resume muito sentimento em uma só palavra. Pensando nisso eu te proponho a pensar e se possível definir: o que é saudade? Pra mim é um sentimento que às vezes aperta o coração até doer, machuca e maltrata. Dá até vontade de pegá-la na mão e jogá-la na parede, como se ela fosse um objeto mesmo, pois ela se solidifica e ocupa um espaço tão grande dentro da gente… Em outras situações quando ela bate me faz sorrir e ser feliz novamente por ver tanta coisa bacana que já vivi.

frasesaudade

O dicionário que eu pesquisei diz o seguinte:

saudade
sau.da.de
sf (lat solitate) 1 Recordação nostálgica e suave de pessoas ou coisas distantes, ou de coisas passadas. 2 Nostalgia. 3 Ornit Pássaro muito atraente da família dos Cotingídeos (Tijuca atra); assobiador. 4 Bot Nome com que se designam várias plantas dipsacáceas e suas flores; escabiosa. 5 Bot Planta asclepiadácea (Asclepias umbellata). sf pl Lembranças, recomendações, cumprimentos. S.-da-campina: o mesmo que cega-olho, acepção 1.Saudades-de-pernambuco: o mesmo que jitirana-de-leite. Saudades-perpétuas, Bot: planta da família das Compostas (Xeranthemum annuum).

É curioso também entender como ela chega né… Já pensou porque a gente saudade? Às vezes a gente nem está lembrando de algo, ai conversa com alguém, vê alguma coisa, ou até mesmo sente um cheiro, ai pronto, bate aquela saudade que dura o resto do dia ou até da semana. Eu particularmente associo muito coisa a cheiros, de repente seu sinto algum cheiro e me vem aquela frase: nossa, que cheirinho gostoso de infância! E bate aquela saudade…

E quando a gente tem saudade do que nem aconteceu?? Já aconteceu isso com você?! Comigo já! Na família do meu pai todos são apaixonados com D.Ana, minha avó, que infelizmente não conheci, mas todas as pessoas desse planeta que a conheceram falam que eu sou a cópia dela (inclusive parte do nome né). O que com certeza é uma elogio pois só escuto coisa boa dela… e  é bom saber que eu lembro alguém tão amada. E sabe o que é o mais curioso? Hoje é o aniversário dela, tanto de vida, quanto de morte. Acho que ela realmente é alguém que passou no mundo para deixar saudades. Até eu sinto saudades de uma avó que eu não conheci…

::::

E você, sente saudades de que?!

Um abraço,

AnaP*

ps. podem rir à vontade, mas esse post foi escrito ao som do KLB, que é algo que me dá saudade de minha adolescência e da emoção de ganhar o CD que eu tanto queria. O sentimento de conquista de um sonho muito é algo muito gostoso que se repete ao longo da vida. O que muda com o tempo são os sonhos…