Estava andandando essa semana e me vi refletindo como de repente tudo muda. Completamente. A gente vê nos jornais catástrofes acontecendo o tempo todo. Mas parece que a gente acha que nunca vai acontecer conosco. Eu nunca tive casa invadida por enchente por exemplo, mas ajudei limpar algumas na última que teve por aqui, mas não é mesma coisa. Porque depois de ajudar, eu voltei pro meu conforto e não tive uma vida toda para reestruturar. E por isso mesmo que agora a mistura de vaidade e a Pirâmide de Maslow veio em minha mente.

vaidade e a piramide de maslow

Primeiro preciso explicar: a Pirâmide de Maslow foi criada por Abraham Maslow e propõe que na vida temos que suprir algumas necessidades como se fosse uma pirâmide, a medida que uma estivesse totalmente satisfeita, podemos partir para o próximo nível. Por exemplo, com fome e sem proteção fica difícil pensar em auto-estima ou até mesmo realização pessoal certo?. E por ai vai… Mas porque falar disso agora? Se você não sabe, vou te contar o que tá ‘pegando’.

pirâmide de maslow
Demonstração clara da pirâmide e suas fases

Aqui em  Governador Valadares/MG, estamos sem abastecimento de água desde o início da semana. Isso porque dependemos da captação de água de um único rio, o Rio Doce, que pelo estamos vendo, nem é rio mais. Devido ao rompimento de 2 barragens na cidade de Mariana foi lançado no rio 64 milhões de metros cúbicos de rejeitos da mineradora Samarco. Resumindo a ópera, estamos sem água & sem previsão de tratamento. Não se sabe ao certo se a situação do rio é recuperável. Somos uma cidade de 280 mil habitantes, que depende de um rio, que não pode mais nos fornecer mais uma gota de água. Peixes mortos, fedor na cidade e um rio de lama. Essa é nossa situação atual.

A questão toda é que de uma cidade ‘saudável & feliz’ mudamos para um caos! Pessoas assustadas, com medo do que está por vir, prefeita solicitando ajuda do exercito para conseguir controlar a situação pois já tivemos caso de roubo e saqueamentos de caminhões pipas destinados às escolas. Situações extremas de racionamento que nunca imaginei passar na vida: usar descartáveis para lavar o mínimo possivel, tomar banho dentro da bacia e ter que juntar a água do enxague de vasilhas para usar para dar descargas. A gente vê na TV, mas acha que nunca vai passar por isso certo? Sem contar o calor (!) que faz nessa cidade. Simplesmente desesperador.

fraseesperança
Temos que ter esperança de que tudo vai voltar ao normal

Lavar cabelo então? É um luxo nesse momento! E ai eu te pergunto, pra onde vai a vaidade nessa situação extrema? Na semana passada, estava sonhando com um rímel novo, hoje, só gostaria de tomar banho sem medo de ficar ensaboada, só quero ficar limpinha e fresca. E vários outros detalhes ‘supérfulos’ e ‘fúteis’ simplesmente perderam o sentindo. Quero só ficar limpa, consumir água de forma tranquila e não ter que pagar ouro pra ter água mineral. E nessa hora que a gente vê como não dá valor às pequenas coisas.

Sem contar que a mídia não está levando a tragédia pra nível nacional, e o assunto está praticamente abafado. O leste de Minas corre risco e ninguém fora daqui está sabendo disso. Nesse momento é que sinto que a pirâmide está invertida, aqui, estamos tendo o mínimo do mínimo, e nas fotos do Instagram de pessoas de fora vejo fotos lindas, vida acontecendo, felizes em seus projetos, ‘ostentação’ de água, e a gente aqui, sem saber se teremos um rio para suprir o básico. Quem dirá uma vida ‘supérfula’. Por enquanto, maquiagem perdeu o sentindo pra mim…

Desculpem o desabafo, mas sinceramente, de todos os problemas que já imaginei, esse é um dos quais não preparei meu psicológico.

Um abraço,

AnaP*

—-

PS 1 – até pensei em fazer um post com dicas de racionamento de água, mas sinceramente, eu ia chegar atrasada no assunto, pois atitudes extremas já estão sendo tomadas, e todos estão ensinando e aprendendo na prática. Mas se alguém quiser um post, indico esse do blog Vida Organizada fez faz um tempinho. Clique aqui.

PS 2 –  espero sinceramente que com esse post, você valorize seu consumo normalizado de água, e lembre que devemos TODOS cuidar do planeta. Sei que estou passando por isso hoje, e já aconteceram coisas piores em outros lugares, mas quando é com a gente, é que a gente acredita de verdade. Infelizmente.

PS 3 – amanhã o blog volta com a programação normal de conteúdos que já estavam agendados. Obrigada pela visita.