Hoje resolvi tirar um assunto que estava na minha lista de posts há muito tempo: LIXO SECO. Falar do lixo seco é algo que costuma me agradar muito, mas as vezes também me deixa um pouco triste. Talvez seja um post um pouco cansativo, mas não posso deixar de falar.

Acho realmente muito legal que aqui em GV temos coleta seletiva e que ela funciona direitinho. Aqui no bairro mesmo, toda terça e quinta o caminhão do lixo seco passa, e nos demais dias, o lixo molhado que é recolhido. É importante saber que parte daquilo que estamos descartando vai ser reaproveitado e que ainda vai virar renda para famílias carentes.

Se você parar para pensar, o volume de lixo seco é muito maior que o lixo molhado. E pensar que esse volume toda estaria indo todo para a natureza é muito triste, não é mesmo?? Sem contar que o lixo seco é mais fácil de ser “armazenado”, afinal, ele é um lixo limpo também, ou seja, não tem motivo pra não participar. Penso que não custa muito gastar alguns minutosou até mesmo segundos!! limpando uma embalagem para ir ao lixo, e colocar em uma lixeira/sacola diferente. Você não vai perder tanto tempo da sua vida, e vai ajudar muito!

Sem contar que tem outra coisa me tira do sério sobre esse assunto. A pessoa que não separa o lixo seco, mas também não respeita quem separa. Se você não quer separar o lixo, tudo bem. Mas não coloca lixo molhado na porta de casa no dia do lixo seco não tá!?!  Fazendo isso, só dificulta o trabalho os catadores. Não quer ajudar, então também não atrapalhe ok?!

Sim! Parece clichê e meio chato de falar sobre isso, mas, sinceramente, acho um absurdo, uma cidade ter coleta seletiva e as pessoas não participarem! E depois ainda reclamam que o governo não faz nada! Como assim? Você está fazendo sua parte?! Desculpem, fico realmente revoltada com isso!! Aqui em casa, temos uma lixeira separada e se alguém jogar algum lixo errado, minha mãe reclama, e , diga-se de passagem, com toda a razão.

Para mostrar que não é exagero, fiz um experimento, durante quase 1 mês, juntei dentro do meu guarda-roupa lixo seco do que eu costumo usar. Tirei uma foto para mostrar como o lixo é limpo e não me prejudicou em nada ter juntando esses itens.  Depois fiz apenas uma sacola e pronto!

lixo seco

E então, pessoal? Viram como é fácil?? É só separar um lixeira para cada lixo. Comece separando os mais “óbvios” como por exemplo embalagens de papelão, pets, etc.  Depois você passa a se acostumar a separa outras pequenas coisas e lavar o que for necessário. Logo logo você fica craque no assunto!!

::::

E então, o que acharam do post/desabafo?! rsr

Um abraço,

Anap.