A área de serviço de uma casa sempre foi uma parte que me chamou muito a atenção, ou me deixava no mínimo curiosa. Nunca entendi ao certo porque ali, esse pedaço da casa que tinha que ser referência em limpeza e organização, é justamente ao contrário, uma bagunça só,  com várias coisas entulhadas e às vezes até mesmo sujas. Digamos que ela é uma amostra grátis da garagem, certo? Bem, pelo menos na minha casa, a área de serviço não era modelo de revista, mas a medida que fui ‘crescendo’ e principalmente depois que eu fui ‘pra cidade grande’ comecei ver algumas opções e ver que nem sempre precisa ser assim.

Modelo de revista: existe essa área de serviço?
Modelo de revista: existe essa área de serviço?

A partir dai comecei a sonhar então com minha Área de Serviço Perfeita. A gente salva uma foto aqui, passeia no Pintrest ali… e por ai vai. Mas tem uma coisa que ainda me intriga , que é a diferença ‘social’ das áreas. Se você der um google vai achar diversos modelos ‘capa de revista’, são lindas sim, mas parece que não existem na prática sabe. Pelo menos eu não consigo imaginar o funcionamento dessas áreas. Acho sim que podemos dar uma cara melhor para a área de serviço, mas não precisa fazer parecê-la um quarto de casal todo luxoso.

Selecionei então fotos que acredito serem o ideal de áreas, arrumadas sim, decoradas sim, mas sem exagero ou luxos. Bora conferir?!

Paredes coloridas + quadros para decorar
Objetos pendurados + quadros decorando
Adesivos na parede decoram sem ocupar espaço
Cestos + baldes na organização
Eletrodomésticos coloridos é uma forma de decorar também
Muitas portas + decoração no alto

Preparei também umas dicas para a área de serviço ficar sempre bonita e não ficar um depósito de coisas velhas:

  • Use caixas/vasilhas plásticas para guardar os objetos, assim você não vai juntar mais do que precisa. E quando não couber mais você vai ter que acabar dando uma revisada e desfazer do que precisa.
  • Se não tiver espaço na garagem, guarde ferramentas e outros objetos que usam pouco o mais alto possível (faça prateleiras próximas ao teto) mas não deixe de etiquetar as caixas. Escreva de uma forma bem visível de baixo o que consta naquela caixa para não perder tempo procurando.
  • Pendure tudo que puder! até mesmo as vassouras e rodos. Área de serviço tem que ter o chão livre, que você joga água para lavar sem estragar móveis.
  • Escolha armários com portas, não para esconder a bagunça, mas porque um monte de embalagem de material de limpeza não é sinônimo de ‘o que é bonito é pra se mostrar’.
  • Pinte pelo menos uma das paredes de uma cor diferente para mostrar que ali também existe decoração e bom gosto.
  • E para decorar escolha objetos simples que não ocupem espaços e prefencialmente no alto: adesivos, quadros fininhos ou mini-baldes com flores artificiais são uma ótima pedida.

::::

E então pessoas, gostaram do post?! Em breve vou fazer uma também sobre garagens, pois é outra coisa me intriga também dentro (quase fora né…) em uma casa.

Se gostou comenta, curta, compartilha! Fique à vontade.

Um abraço,

Anap.