Eis me aqui novamente escrevendo para vocês! Aehhh!!! Sinceramente eu senti falta viu (espero que você também!). A pessoa fica praticamente dois meses sem postar e quando volta o primeiro assunto pendente pra colocar em dia, o que é? Livro! Aehhh de novo! . Um dos meus assuntos favoritos e campeão de posts por aqui. Nesse tempo afastada coloquei um pouco a leitura em dia e tenho coisas bacanas para contar por aqui. Mas ainda mais legal do que falar de livro lido é falar de livro lançado, autor regional e sorteio. Legal né? Continue lendo e veja o que te aguarda!

Quem acompanha o blog há mais tempo provavelmente vai se lembrar do Jair Jr, autor de Fragmentos – um livro de teorias que também já tem post aqui. Pois a verdade é que o Jair não sossega e já deu um jeito de lançar mais um livro, que por sinal está tão bacana quanto o outro. Uma Estrada para a Vida! – trânsito seguro para crianças e adultos” foi lançado no dia 5 de novembro deste ano, na Sessão Solene da Academia de Letras de Teófilo OtoniMG, na qual ele ocupa a cadeira 13, como Membro Titular. #tiotop

Como já deu pra perceber o foco do livro é educação no/para o trânsito. Mas já te adianto que é completamente diferente da forma que estamos acostumado ver esse assunto tratado por ai. Não é nada técnico, teórico ou didático. Pelo contrário. Ele criou uma história em que você o acompanha em um determinada viagem e ali ele vai inserindo o conteúdo de edução no trânsito. De uma forma totalmente harmônica e zero cansativa. Sério! Ficou muito legal.  Sem contar que dá uma revisada nas leis de trânsitos (pra quem já é habilitado no caso) de uma forma muito simples e sem sentir.

Como o próprio Jair define, “Uma Estrada para a Vida! Trânsito seguro para crianças e adultos” é um projeto social que busca harmonizar o espírito cidadão entre as pessoas, edificando uma cultura mais solidária e humana no trânsito – um primeiro passo – de muitos outros necessários para a segurança e civilidade nas ruas e estradas! Inclusive já possui mais de 650 exemplos em circulação  na rede municipal de ensino em Téofilo Otoni. E já tem projeto para estender para Governador Valadares e cidades da nossa região.

Desejamos ‘Pessoas Motoristas’ responsáveis por ‘Pessoas Motociclistas, ‘Pessoas Ciclistas’ e ‘Pessoas Pedestres’! Pessoas que não aceitem, nem se permitam morrer em acidentes todolos, pois o propósio é viver! E os objetivos são claros:

 – Que ‘Pessoas Motoristas’ nunca atravessem cruzamentos quanto o sinal estiver vermelho!’

 – Que ‘Pessoas Motoristas’ parem em todas as faixas para que as ‘Pessoas Pedestres’ atravessem com segurança!

 – Que ‘Pessoas Motoristas’ jamais assuma a direção sob o efeito de drogas ou substâncias entorpercentes, alcoolizadas ou mesmo com sono!   (… continua)

O que eu mais gostei foi que, por conhecer o Jair eu sei que ele se colocou integralmente ali. Cada linha, a gente reconhece o zelo que ele tem com as coisas, o cuidado com o veículo e principalmente a atenção ao ser humano. E isso é algo que ele destaca bastante no livro, que a gente tem que lembrar que o veículo é apenas um meio, que é guiado por nada menos que nós, humanos. Ou seja, se tem tanto acidente por ai tem que ter alguma coisa errada né? Será que é tanta falha técnica assim? Acredito que não.

“Constatamos que o nosso amigo veículo é um ‘avatar’ submisso à nossa vontade, e conduzido como um máquina de guerra! Materialização dos nossos sentimentos mais íntimos, esse ‘avatar’ não possui ‘sensor de certo e errado’: mesmo personalizado com um visual que espelho o nosso ‘alter ego’, ele continua sendo tão somente uma máquina sem inteligência… fria e insensível, que nos obedece cegamente… o carro não mata ninguém! Não há ilusão: o cérebro que ordena, o pensamento equilibrado que decide, a alma que acelera com sensibilidade e freia com responsabilidade – somos nós, o tempo todo, em todas as situações!

E o livro nos trás justamente essa reflexão, de compreender a importância da atenção, da calma, de não fazer algo a mais além de somente dirigir (leia-se = whatsapp, comida, bebida, etc…).  E de como isso é também uma forma de cuidar. De você e do próximo. Acho que é uma ótima pauta considerando que estamos em época de férias em que as estradas ficam super lotadas e infelizmente tantas pessoas não chegam ao seu destino. Ou seja, bora cuidar do próximo e do mundo sendo educado no trânsito? É uma boa forma de começar.

Eu sei que eu sou suspeita de falar, mas no sério, ficou muito legal o projeto. Na boa… o livro é tão rapidinho de ler que você nem vai sentir. Para de show e começa a ler logo! E pra você que vai viajar, eu não vou resistir e vou ter que perguntar: já revisou o veículo? Pneus ok? Óleo? Itens de segurança e tudo mais? Espero que sim. Boa viagem então 😉

Nossa, quase que eu termino esse post esquecendo de falar da promoção que está rolando lá na página do blog: clique aqui e participe! Enfim! Sei que o post ficou meio grandinho mas eu não consegui escrever menos! Fique à vontade para comentar ;).

Um abraço,

AnaP.*

.

.

.

.

.

Posts relacionados

Se você gostou desse post, você também pode gostar:

Fragmentos – um livro de teorias

Lançamento do livro Fragmentos

Livro: Palavras Poéticas

A historia de Pedrinho

 

PS: para quem tiver interesse de comprar o livro em Téofilo Otoni é na Livraria Papo Café e aqui em GV em breve na Leitura. Enquanto isso é só me enviar um e-mail: ana@blogmudeideideia.com .