Dia desses quando estava descendo do ônibus me peguei filosofando sobre o trânsito e o comportamento do pedestre. O que mais vemos hoje em dia são comentários do tipo “o trânsito está uma loucura”, “ninguém respeita ninguém no trânsito”, “as pessoas não têm paciência no trânsito”, e por ai vai. Não que eu não concorde com esses comentários, mas tem hora que me vem à mente a seguinte questão: e você, tem feito a sua parte?

Muitas vezes reclamamos de motoristas e ciclistas barbeiros, mas esquecemos que, em algum momento, todos somos pedestres. E se o pedestre for barbeiro? Será que ele também não atrapalha o trânsito não? Eu acredito que sim! Tem muita gente ai que acha que sempre está certo por ser pedestre. Sei que o pedestre tem a preferência mas ele precisa cumprir o seu dever primeiro, para depois exigir o seu direito. Piegas isso né, mas tem gente que esquece.

pedestre

Pedestre barbeiro na minha opinião é aquela pessoa que atravessa em em qualquer lugar, podendo ir na faixa. Atravessa no meio um monte de  carros mesmo com o sinal aberto, só porque um lado está mais lento que o outro. É aquela pessoa que não sabe esperar um carro fazer um retorno ou sair a garagem porque está com pressa para passar. Pessoas assim podem dificultar a vida dos motoristas, que sempre são vistos como errados nessas situações. Sem contar que dificulta e muito a vida de novos motoristas, que além de terem que ficar atentos com o trânsito que não é fácil, tem que ficar atentos aos pedestres sem noção. #tãoeu

Muitas vezes estamos próximas à faixa de pedestre, estamos indo para um lugar depois da faixa, e mesmo assim atravessamos fora dela. E eu penso assim, porque? Custa andar mais um pouquinho, e passar na faixa? E quando estamos em um cruzamento que é super movimentado, e um dos sinais está fechado e resolvemos passar. Não é melhor esperar todos os sinais fecharem e passar quando realmente for permitido para pedestres? As vezes as pessoas não querem esperar o que as vezes não passará de 1 minuto, e podem trazer problemas que vão durar muito mais do que isso. 

Mas você ai você pode me perguntar se eu sou uma pedestre perfeita, para estar falando disso tudo aqui. E eu respondo, perfeita não, mas faço o possível para fazer o meu melhor.  As leis e regras foram feitas por pessoas estudadas e com conhecimento de engenharia do trânsito, ou seja, não foram feitas por qualquer um, e foi pensando no nosso melhor, então, por que não obedecê-las?!

E ainda não quis entrar no assunto ciclista porque senão era assunto para mais uns 5 parágrafos.  kkkkk

::

Então é isso pessoal!

Esse post foi meio desabafo mas espero poder fazer você pensar sobre a sua atitude no trânsito e sua contribuição para um dia a dia melhor.

Um abraço,

Anap.