Organização

Rotina de organização do arquivo digital

O tema organização é uma constante aqui no blog e isso já não é novidade, mas andei analisando alguns posts antigos e percebi que nunca falei de arquivo digital. Responda sinceramente: no seu computador & dispositivos móveis seus arquivos estão todos arrumados? Você consegue achar um arquivo rapidamente, sem precisar usar a pesquisa do ‘cachorrinho’? Se você respondeu sim, vamos trocar ideias e aprender mais; mas se sua resposta foi negativa, não deixe de ler o post para aprender como criar uma rotina de organização de arquivo digital.

Antes de pensar na organização dos arquivos propriamente ditos, acho importante falar da rotina em si. Acumular “tralha” digital é muito mais fácil do que se imagina, afinal a gente simplesmente não vê, ela não incomoda igual a uma lixeira cheia que fede se a gente não tirar. A gente vai baixando arquivos do e-mail, tirando milhares de fotos no celular e recebendo arquivos no WhatsApp, e simplesmente os deixa acumular. Então a dica aqui é: defina uma rotina para esse tipo de organização. Vou te contar a minha para você ter uma ideia:

Uma vez por semana: eu  faço uma ‘limpeza’ na pasta de downloads no computador, guardando cada arquivo a pastinha ou simplesmente apagando o que eu não vou precisar. Eu defini realmente um dia para isso, que é o sábado, então é só você escolher um dia que se encaixa na sua rotina e começar. Se for o caso, coloque até um alarme no celular pra não ter desculpa.

Uma vez por mês (1) : eu organizo as fotos, ou seja, pego todas as fotos tiradas naquele mês e salvo em pastas específicas no computador. Para fazer isso eu uso dois ‘formatos’, que é o armazenamento em nuvem, do Dropbox ou o GoogleDrive (já falei deles aqui), e o Google Fotos .

No primeiro eu uso para transferir para o computador imagens que salvei no telefone (prints de tela, fotos do Facebook, pins do Pinterest, fotos recebidos via WhatsApp, etc), e o Google Fotos eu já fiz o cadastro para fazer a sincronização automática e todas as fotos que eu tiro já vão automaticamente para a nuvem quando conecto na internet. E ai o que eu faço uma vez por mês é baixar essas fotos para o computador e organizá-las em pastas .

Uma vez por mês (2): depois de organizar as fotos, eu aproveito e faço um backup geral dos meus arquivos em um HD externo. Eu já passei aperto uma vez pois achei que tinha perdido todos meus arquivos e meu último backup tinha meeeeeses. Sério gente, não queria passar por essa sensação, é horrível! Na verdade eu até recomendo fazer backup em um intervalo menor de tempo se você puder, mas eu sou realista e sei que vou acabar não fazendo… então pelo menos uma vez por mês estou cumprindo a meta! E pra não perder é literalmente o último dia do mês, chega a ter um aviso no calendário sabe…

Sempre que posso: eu faço uma limpeza no celular. Oh coisa boa pra encher o celular é o tal dos Grupos no WhatsApp… gente como a gente recebe tralha. Enfim, sempre que eu tenho uma oportunidade eu deleto essas imagens e vídeos (quanto eu baixo… porque eu geralmente não vejo esses vídeos). Mas é sempre mesmo gente, num ponto de ônibus, esperando um atendimento, numa fila do supermercado, etc. Ou seja, se tô ali de bobeira, partiu faxinar o celular.

—-

~E ai, o que está achando do conteúdo até agora? Eu pensei melhor, e pra não te assustar nem ficar cansativo, vou continuar esse post só amanhã, ok?!

E por enquanto, se tiver dúvidas ou sugestões já pode deixar nos comentários!

Um abraço,

AnaP.*

Ana Paula Cândido

Prazer, meu nome é Ana Paula! Obrigada pela visita em meu blog :) Dúvidas, críticas ou sugestões? Fique à vontade para comentar. Ficarei feliz com sua contribuição!

Share
Published by
Ana Paula Cândido

Recent Posts

[FÁCIL] Como emitir guia de PARCELAMENTO do MEI ~ Conta Comigo MEI

Descubra como emitir a guia de MEI parcelado e simplifique sua rotina como Microempreendedor Individual.…

2 meses ago

[FÁCIL] Como emitir guia do MEI mensal pelo COMPUTADOR ~ Conta Comigo MEI

Descubra como emitir sua guia de imposto mensal, o DAS, como Microempreendedor Individual (MEI) de…

2 meses ago

Como emitir guia do MEI mensal pelo aplicativo

🚀 Aprenda passo a passo como emitir a guia do MEI pelo aplicativo de forma…

3 meses ago

Resenha em vídeo: Ponto, da Sextante

🤔 Explorando os porquês de não ter me conectado tanto com "PONTO". 💭 Nesta resenha…

3 meses ago

Conheça o Aplicativo para MEI da Receita Federal

📱 Descubra a facilidade do aplicativo oficial da Receita Federal para MEI! 💼 Assista agora…

3 meses ago

RESENHA EM VÍDEO: Enfodere-se

📚 Descubra o poder transformador de "Enfodere-se"! 💪 Nesta resenha, mergulhei nas páginas inspiradoras desse…

3 meses ago