Talvez assim pelo nome você pode até não reconhecer, mas tenho certeza que depois de ver a foto você vai lembrar do que se trata. Os ‘saquinhos de sílica’ são uns saquinhos branquinhos cheio de bolinhas transparentes que costumam vir acompanhando alguns produtos que compramos como bolsas ou sapatos. E ao contrário do que você deve pensar, a função deles não é ser algo inútil para se jogar fora quando abre a embalagem. Nananinanão! Eles são dissecantes, ou seja, eles absorvem a umidade e servem para aumentar a vida útil dos objetos. E vou te contar uma coisa, não são poucas as atuações desse saquinho não tá… continue lendo e confira como usá-lo.

utilidades_do_saquinho_de_silica

Fiz uma pesquisa para selecionar as melhores dicas, mas a informação que mais me chamou foi descobrir que eles absorvem até 40% do seu próprio peso em vapor de água. Fala sério, é muita coisa né?! Agora vamos às dicas:

  1. Mantenha grãos, sementes e temperos secos: é só colocá-lo diretamente no recipiente que o objetivo será alcançado. E isso vale também para as rações dos pets, ok?
  2. Evite para-brisas embaçados: mantendo alguns saquinhos no porta-luvas.
  3. Proteja lentes e equipamentos de fotografias: e na verdade qualquer outro eletrônico, ao guardá-lo acrescente um saquinho na embalagem.
  4. Evite mofos nos armários: e aqui podemos incluir todos! Desde roupas usuais, à roupa de cama, banho, couro, calçados. Enfim, tudo que pode acumular mofo, você pode proteger com os saquinhos.
  5. Diminua a corrosão das ferramentas: e adivinha como? Só incluir saquinhos lá também.

Fala sério se esse saquinho não é a salvação da pátria?! Exageros à parte, o tal saquinho de sílica é muito mais versátil do que a gente imagina. E ainda tem mais uma, que pelo que pesquisei, ele pode ajudar secar eletrônicos, o celular por exemplo quando molha acidentalmente. Eu sinceramente não pretendo fazer o teste, mas caso esse acidente aconteça com você (espero que não!), faça o teste: coloque o aparelho em um recipiente e alguns saquinhos e aguarde uma noite. Acho que não custa nada tentar…

silica2

Pesquisando aqui no tio Google, eu descobri que quando ele fica ‘cheio’, ele ganha uma aparência rosada. Até é possível regenerá-lo, mas sinceramente, acho que não compensa. Pois deve ser um trabalho danado ter que levá-lo à temperatura de mais de 100ºC (e menos de 200ºC), fora o risco que se corre. Ainda mais sendo algo tão baratinho. Descobri alguns no Mercado Livre por R$ 15,00, um total de 100 sachês. Poxa, super barato né?! Inclusive vou procurar aqui na cidade primeiro antes de comprar lá, que eu já economizo o frete! 😉

E então? Gostaram da dica de hoje?!

Fique à vontade para comentar 😀

Um abraço

AnaP*