Há 1 +- mês eu fui doar sangue no Hemominas aqui de GV e queria muito contar aqui no blog, porém que estava esperando o resultado do exame chegar para considerar “completa” minha experiência. E ele chegou essa semana! uhu!! Então vamos ao post?!

odiaqueeudoeisangue

Doar sangue era uma coisa que eu tinha muita vontade de fazer, mas a primeira vez que fui tentar doar, minha tatuagem estava recente e não foi possível. Depois disso, o tempo passou, e a gente acaba acomodando e esquecendo certo? Porém logo que cheguei em GV conheci pessoas novas, e que sempre tocávamos no assunto de ir doar sangue, e mesmo assim, a gente enrolava… #quemnunca. Até que uma tarde eu peguei minha bolsa e sai de casa determinada: hoje eu vou doar sangue! E pronto, consegui.

Eu já tinha passado lá no Hemominas antes para pegar orientações sobre a doação e já sabia o que podia e o que não podia. Lá eles tem um folder com todas as informações esclarecedoras.

20140316_113433

20140316_113442

Chegando lá, fui encaminhada para a médica que faz uma entrevista enormeeeee que pergunta tudo e mais um pouco sobre nossa vida, hábitos, etc.  Dali a gente é encaminhado para tirar algumas amostras e depois para a cantina, que a gente faz um lanchinho antes da doação.

A minha doação foi muito rápida,  não durou 5 minutos. Mas acontece em algumas pessoas demorarem até 12 minutos. A agulha é grande sim, mas não dói tanto assim do jeito que algumas pessoas falam (ou os vídeos na internet né..rsrs), na verdade dói mais quando tira do que quando coloca.

Depois da doação minha pressão (que já é baixa naturalmente) abaixou, e não me deixaram sair enquanto não estabilizasse #ohGod. Então as meninas me deram suco e mais suco até voltar ao normal. E ainda tive que voltar para cantina para fazer outro lanche antes de sair!! Nossa, não aguenta mais comer!! Devo ter tomado pelo menos 1 litro de suco sozinha em menos de meia hora! kkkk 

Na saída a gente recebe um atestado de doação e um outro folder de agradecimento e explicando os cuidados pós doação.

20140316_113421

E depois de trinta dias chega em casa o resultado do exame – que é mais o completo possível em nível de doenças- e avisando qual é a nova data que você pode doar: eu posso voltar a partir de 13 de maio! 

20140316_113356

Enfim, a experiência foi ótima e muito válida. O que eu achei mais incrível de tudo, foi a atenção dos funcionário na Hemominas. São muitíssimos atenciosos, em todos os setores que passei, todos nos tratam com muita educação e carinho. Fiquei simplesmente encantada!

Recomendo a todos que puderem, que doem sangue, é uma coisa simples e rápida (no máximo 1h no total) e que pode ajudar muita gente. Não esperem precisar passar por casos na família para entenderem como isso é importante!

—-

Espero que tenham gostado do post e que eu tenha inspirado vocês! Se pelo menos uma pessoa doar sangue por incentivo meu, já vou ficar feliz! E se isso acontecer, please, me conte!!

E quem já doou e quiser contar sua experiência é só deixar um comentário! Vou adorar ler outras histórias!

Quem quiser mais informações, o telefone do HEMOMINAS de Governador Valadares é 3212-5800.

Um abraço, Anap.

Parabéns!!! Também já passei pela experiência e achei muito bacana.
Publique este post no face também, é de utilidade pública e acima de tudo
uma verdadeira “caridade”. Ah! foi bom também que me lembou de retornar,
para fazer nova doação. Um Abraço! Tia Adriana.