Livros: Restropectiva 2013

Estava conversando com minha prima esses dias falando de livros e fui parar para “ver” quantos livros eu tinha lido em 2013 e fiquei muito triste com resultado: apenas 9 ! Sim, para mim é pouco (menos de 1 por mês poxa). Não que eu tenha taaaanto tempo assim, mas tento me esforçar ao máximo para ler muito, e muitas das vezes eu não leio mais por falta de opçõe$ (rsrs).

Enfim, aproveitei a oportunidade para fazer um post de retrospectiva – já que nem foram tantos assim – do que eu li no ano passado! Já aviso com antecedência que este provavelmente será um post longo, mas com esse assunto não tenho como evitar (#amomuitoler). Então vamos parar de enrolar e ir ao que interessa?

191173g1ameninadovaledivulgacao            augusto_cury_mulheres_inteligentes_relações_saudaveis

1 – Divã – Martha Medeiros, Ed. Objetiva/154p

Esse livro foi uma exceção à minha regra de livros que viram filmes. Primeiro eu vi o filme, e na verdade nem sabia que existia o livro. Achei por um acaso na Biblioteca Transcol (transporte público na Grande Vitória/ES) e eu li bem no comecinho do ano.  É escrito em primeira pessoa, e a personagem – que no filme quem interpreta é a atriz Lilian Cabral – é uma mulher casada e feliz. Ou pelo menos aparenta ser. Ela tem uma vida estável, família, filho, etc. Porém um dia ela resolve fazer terapia e começa a ver a vida de outra maneira. O desenrolar da história é muito legal principalmente porque ela simplesmente decide tudo sozinha, a partir do momento que começou a “falar” sobre a sua vida na terapia. Muito envolvente a forma como o texto segue e achei interessante ver os dilemas femininos retratados de forma tão clara e real. Recomendo!

2 – A menina do Vale – Bel Pesce, Ed. Casa da Palavra/155p

Esse livro eu ganhei de presente quando estava mudando de trabalho (na verdade foi esse e mais outro que vou falar mais abaixo).  Eu mesma que escolhi porque já tinha visto falar muito dele no que diz respeito a empreendedorismo. Ele é meio que, digamos, didático. Tem capítulos possuem uma sequencia lógica e hierárquica.  A autora é muito nova e conta como empreendeu no Vale do Silício (EUA) em empresas de tecnologia. É uma boa para quem está precisando de motivação e dicas de como empreender. É curtinho, fácil de ler, e consultar quando precisar. Gostei da seguinte frase em especial: ” Eu tenho uma regra simples: contanto que eu tenha tentado o meu melhor, eu não me arrependo se algo não der certo.” p.140

3 – Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis – Agusto Cury, Ed. Academia/169p

Sinceramente ainda não sei porque li esse livro. Quem me recomendou foi uma colega do novo trabalho na época, e resolvi arriscar e comprei porque estava baratinho. O motivo do arrependimento é um só: o autor. Simplesmente cansei dele. Para mim ele fala sempre as mesmas coisas, só mudando o público para quem ele está falando, e adapta os modelos e exemplos para esse público. Para quem ainda não conhece nada dele, recomendo somente esse (se for mulher é claro, rs). Gostei da abordagem de qualquer forma.  Mas não pretendo ler mais nada dele (por favor, não tentem me convencer! rsrs). No final acabei dando o livro para ela de presente. Então acho que valeu à pena pois ela ficou feliz com ele!

Oscar-W       Casório      desperte-o-milionario-que-ha-em-voce

4 – Oscar Wilde para inquietos – Allan Percy, Ed. Sextante/105p

Esse é o o outro livro que ganhei de presente. Porém ele não é um livro para ler, é um livro para consultar. Como assim? Simples: ele é composto por 99 frases, seguidas de exemplos e contextualizações. E só. Você não consegue ler em um dia só, mesmo sendo pequeno, porque é chato ler mais de 3 frases por dia. É o tipo de leitura que classifico como “de consultório”, que você lê enquanto aguarda uma consulta, e passa o dia com a aquilo na cabeça, refletindo e digerindo para aprender alguma coisa. São filosofias interessantes e muitas vezes toca de forma profunda e te faz ver as coisas de outra forma. O que mais gostei de todas é a frase de nº 15 “Desculpe-me, não reconheci você: eu mudei muito”. 

5 – Casório ?! – Maryan Keyes, Ed. Record/644p

Ai… agora é desafio de verdade. Como falar pouco para falar de Maryan Keyes? Sou simplesmente apaixonadaaaa pela forma dela escrever, do tipo #amomuito #soufã #querolertodos , sabe? Foi muito engraçado eu ler esse livro, justamente na época em que terminei um noivado, o nome me pareceu apropriado para a época, afinal eu queria entender porque o título era uma pergunta! (eu estava me perguntando isso também). Ele é envolvente como todos os livros dela e possui o mesmo contexto, uma menina do interior da Irlanda que vai para Londres e vive com amigas um vida louca cheia de bebidas, cigarro, sexo e dilemas femininos. Porém mesmo com esse cenário, ela consegue criar algo novo a cada livro, e cada personagem, apesar de parecidas, são completamente diferentes. Nem preciso dizer que recomendo né? rsrs

6 – Desperte o milionário que há em você – Carlos Wizerd Martins, Ed. Gente, 156p

Esse livro eu ganhei de um amigo e gostei muito pra falar a verdade. No começo achei que seria cheio de clichês e “fórmulas” de enriquecer, que geralmente esses livros de educação financeira falam. E quando li vi outra coisa. Ele mostra que precisamos mudar nossa forma de pensar e de ver o tempo, o dinheiro e principalmente nosso trabalho. Ele é divido em capítulos que facilitam o “voltar e consultar” rsrs.  O autor é o dono da rede de ensinos que é composta por Microns, Wizard, Yázigi, Skill, Alps, Quatrum, SOS Computadores, People, Bit Company e Smartz  (chega né, rs). Esse vale ter em casa!

_AGORA_OU_NUNCA_1230828738P              um_best_seller_para_chamar_de_meu 113153687SZ

7 – É agora ou nunca – Maryan Keyes, Ed. Bertrand/588p

De todos os livros que li até agora da Maryan Keyes esse foi o que a história mais demorou para engrenar. Eu começava a ler, não rendia, parava, depois voltava. Até que passou da página 250 e começou a melhorar! Ele conta a história de 3 amigos que que se conhecem desde a adolescência e já estão na faixa dos 30 anos e cada tem seus problemas e traumas que vão sendo descobertos ao desenrolar da trama. Cada um deles passa por “desafios” que o obrigam a tomar mudanças drásticas em sua vida que estão adiando a muito tempo. Vale a leitura!

8 – Um bestseller para chamar de meu – Maryan Keyes, Ed.Bertrand/741p

Esse livro também conta a história de 3 personagens, porém eles não são amigos (ou ainda não, ou não mais amigos – spolier!) mas que as histórias são intercaladas e se cruzam em vários momentos. Gostei do jeito que ela conseguiu construir 3 cenários e grupos de personagens diferentes. Parece 3 livros em 1, ou uma novela. Outra coisa que achei interessante é conhecer um pouco de como funciona o mercado de edição e lançamento de livros (pelo menos como aparenta ser em londres).  Gostei muito. Apesar de grande (é um dos maiores dela) a leitura fluiu e eu não queria parar de ler! Nem preciso falar que recomendo né? rsrs

9 – Kairós – Padre Marcelo Rossi, Ed. Principium/111p

Esse livro é outro que eu classifico como ” de consultório”, pois não adianta querer ler tudo de uma vez, pois senão você vai apenas passar letras na sua frente. Ele é formado por capítulos que são compostos por uma passagem bíblica, uma explicação e uma oração – que na minha opinião deve ser lido no máximo 1 por dia! Sim, parar e refletir! É o tipo do livro que não pode faltar para um católico. Assim como o outro livro do Padre Marcelo, o Ágape. Ele é leve, curto, e bom para ser lido e relido a medida que você sentir necessidades. E é baratinho!

– – –

Ainda tem um livro que comecei a ler em 2013 e ainda não acabei, porque ele é desse tipo que não se deve ler de uma vez pois é cansativo. Quando terminar farei um post sobre ele.

Bem, eu avisei antes que o post ia ficar grande né? Espero que tenham gostado das minhas leituras. Quem tiver sugestões de livros para eu ler é só deixar nos comentários que assim que possível eu leio – adoroo!!

Um abraço a todos,

Anap.

Comments

comments

Ana Paula Cândido

Prazer, meu nome é Ana Paula! Obrigada pela visita em meu blog :) Dúvidas, críticas ou sugestões? Fique à vontade para comentar. Ficarei feliz com sua contribuição e prometo que respondo rápido, ok?!