Eu estou redecorando meu quarto. Sim, vem mudanças das boas por ai. Mas antes disso temos que passar por umas étapas básicas né… primeiro a gente pira no Pintrest (@pedecinderela) vê bilhões de fotos, salva um milhão de referências, e juntas dúvidas aos montes. Mas se não houvesse dúvida, não seria eu não é mesmo? Mas voltando ao tema do post, diante de tantas opções me vi pequisando referências geeks, românticas, retrô & vintage. E eis que me surge a dúvida: qual é a diferença entre uma coisa vintage pra outra retrô. É a mesma coisa? É tudo coisa velha, antinguinha?! Continue lendo e descubra.

RetroXVintage

A primeira coisa curiosa a ser citada é que a origem do termo Vintage nada tem a ver com decoração. A palavra vintage é inglesa e é um nome dado às boas colheitas de vinho. Um de seus significados também é que refere-se a um produto antigo de excelente qualidade, e é daí que vem o vínculo com a decoração. Vintage passou a ser utilizado para móveis e objetos antigos em bom estado de uso ainda. Ou seja, um móvel, uma máquina de costura ou até mesmo um carro. Qualquer coisa que seja antiga original que esteja em condição de uso.

Vintage X retro
Explica simples e clara da diferença

Vamos para a segunda ‘tradução’ de hoje. Retrô é uma palavra francesa e quer dizer ‘para trás’. Ou seja, é uma releitura do passado. É um produto atual, fabricado nos tempos de hoje, porém, com toda referência e inspiração no passo. No fim das contas, o Vintage é o original, antigo, o Retrô é o novo, inspirado no Vintage. Na prática a gente pode afirmar que um fusca é Vintage, já o Novo Fusca, ou New Beetle, é o retrô, atual, inspirado no primeiro.

retro X vintage
O Novo Fusca é o melhor exemplo

E na decoração? Como fica essa história toda? Eu não sei você, mas pelo que eu entendi se eu quiser um quarto todo Vintage eu teria que gastar muito dinheiro em antiquários e acabaria tendo um quarto com a cara da infância da minha mãe. O que não é minha ideia, pois também gosto de referências mais modernas, como geeks e nerds. O que eu quero no fim das contas é um quarto levemente retrô, pois terá algumas referências e inspirações antiguinhas, mas provalmente os objetos serão retrôs, pois serão atuais. Apesar de quê… tem uma coisa ou outra que será vintage sim… Aguardem!! 😉

:::::

E então, gostou de saber a diferença entre Retrô & Vintage?! Eu particularmente adorei pesquisar 🙂

Fique à vontade para comentar!

Um abraço,

AnaP*

@pedecinderela