Post #1: Utilizando a qualidade total para se organizar (Metodologia japonesa 5S)

Para começar a série sobre como ser mais organizado, resolvi mostrar como usar a qualidade total para se organizar. E esse assunto não é papo só de administrador, é possível sim utilizar algumas metodologias das empresas em nossa vida. Desde que me entendo por gente, e isso não é exagero, meu pai sempre me apresentou assuntos ligados à gestão, que acredito foram grandes influências para a formação que escolhi, a Administração. Ele trazia para mim umas revistas em quadrinhos da revista Banas Qualidade que tenho guardadas até hoje:
 IMG_20150711_094115
 
Tudo bem que eu fui uma criança meio nerd que aos 10 anos de idade arrumava o quarto com base na qualidade total, mas hoje vejo que essa metodologia me ajudou a ser a pessoa organizada que sou hoje. A Metodologia Japonesa 5S tem esse nome pois as 5 palavras japonesas que compõem a metodologia começam com a letra S. Na adaptação para nossa língua utilizamos a palavra Senso para continuar com o mesmo raciocínio de 5S. Vamos falar uma pouquinho de cada uma para entender como funciona:
 

Continue lendo…


Série de Posts: Como ser mais organizado

A organização é algo que faz parte do meu dia a dia naturalmente. Eu sou uma pessoa organizada, e gosto de ser assim. Não é nada que seja forçado ou que me tome um tempo que acredito ser desperdiçado. Gosto de manter coisas em ordens e vê-las assim me deixa mais tranquila. Mas calma ai gente, eu não sou a chata da organização e não piro por causa de bagunça não tá!  Também tenho meus momentos bagunceiros e acho que consigo equilibrar bem isso. #pelomenoseuacho
organizar-ja

Continue lendo…


Dicas para dias chuvosos

Eu sou uma pessoa que mesmo tendo consciência da importância da chuva em nossas vidas, ainda acha que todo mundo devia ser proibido de trabalhar em dia de chuva, #soacho kkkkkkkk. Brincadeiras a partes, sair em dia de chuva é muito chato, mas a vida precisa continuar, então, a melhor opção é se adaptar.  Saber lidar com algumas situações em dia de chuva nos ajuda a passar menos aperto e incomodar menos as pessoas à nossa volta. Por isso mesmo resolvi escrever essas dicas que uso nos meus dias chuvosos que acho que podem ser uteis para vocês também. Bora conferir?!

1 – Se possível não use roupa branca (ou clara)

Continue lendo…


Organização: Caderno de Protocolo

Eu sou uma pessoa organizada. E eu sou uma pessoa criativa. Mas pra quem me conhece, isso não é novidade. Agora imagina só quando essas duas coisas se juntam?! Já faz um tempinho, acho que mais de um mês, que tive a ideia que vou mostrar aqui hoje, porém devido à rotina ainda não tinha colocado em prática. Eu achei muito simples e prática, e ainda fiquei #revoltada do tipo “porque eu não pensei isso antes”. Vamos conferir?!

Caderno de Protocolo

20150615_112717 Continue lendo…


Relembrando: melhores posts

Depois de passado o tumulto que foram os meses de março e abril em minha vida, espero em maio reorganizar tudo novamente. Como já falei sobre mudanças no post  de reinauguração do blog: mudar é preciso! Estou passando por uma fase de mudanças, revendo conceitos, prioridades, comportamentos e até mesmo companhias.  

E com isso estou literalmente organizando as coisas, arquivos bagunçados, tanto no formato físico como virtual, descartando tudo que não me representa mais como pessoa. Aproveitei esse fim de semana e dei uma geral em alguns arquivos, e outros deixei adiantado para arrumar durante a semana. E com isso atrasei os posts pro blog, #normalné

Mas ai você me pergunta, o que isso tem a ver com o post de hoje?! O blog com certeza está entrando nesse pacote, revendo temas, interesses e o compromisso.  Aproveitei para rever posts antigos, analisar minha evolução e me perguntar, será que estou fazendo a coisa direito?! Continue lendo…


3 Dicas de organização: simples e fáceis de aderir

Já faz um tempinho que fiz um post sobre hábitos para ser mais organizado, releia aqui, e teve retorno bacana de quem leu. Fiquei muito feliz com o resultado e desde então tenho acumulado interesse em escrever mais sobre o assunto, mas acabei deixando um pouco de lado devido às outras prioridades. Mas agora, com todas essas mudanças e a reestruturação do blog, esse tema será foco de mais post por aqui.

E para (re)começar resolvi trazer para o post de hoje 3 dicas simples e muito fáceis de aderir. Dessa vez o post veio com fotos originais e reais, ou seja, fotografei o que eu realmente faço, para provar que é real e usável! E não tem desculpas de falar que não consegue ou que é caro, pois não é. Com um pouquinho só de dedicação, você terá mais agilidade no seu dia a dia. Vamos conferir!?

3 dicas de organização Continue lendo…


Hábitos para ser mais organizado

Quem me conhece no dia a dia sabe que sou muito organizada, e muitas vezes as pessoas acham que ser organizado é algo chato, cansativo e que demanda muito tempo. E não é bem assim. Digamos que pequenos hábitos podem fazer toda a diferença na organização final e por isso mesmo resolvi fazer esse post com algumas sugestões.

Primeiramente , não sei se vocês repararam, eu não falei em dicas, e sim hábitos. Acho que dicas são coisas que acabam sendo esquecidos, parecem apenas ideias. Já falando em hábitos, acredito ser possível incorporar na sua rotina e realmente fazer diferença na sua vida. Sendo assim, vamos às sugestões?

hábitos organização Continue lendo…


Planejamento Financeiro da Mudança

Quando eu fiz esse post com Dicas para mudanças eu falei no final que ainda tinha mais assunto pra falar , certo?! Pois bem, estou aqui novamente para continuar o assunto e ainda digo uma coisa: o assunto ainda não acaba aqui! Vamos ao de hoje então?

 PLANEJAMENTO FINANCEIRO DA MUDANÇA

Mudar é algo que gasta dinheiro, não tem como negar. Por mais que algumas pessoas tentem fazer alguma parte sozinha, ainda sim há despesas que não dão para fugir. E ainda existem as despesas que nem sempre a pessoa “lembra” e no decorrer da mudança acabam virando “extras” que dão muito dor de cabeça. Por isso, resolvi relacionar o custos que acho importante serem considerados:

Continue lendo…


Dica: Caixa para esconder fios – DIY

Acho que já está dando pra acreditar que vou aumentar a frequência de posts né? rsrs #espero

Hoje eu trouxe uma dica de Decoração & Utilidade que eu amo! Primeiramente tenho que falar que a ideia não é minha (bem que eu gostaria de ter tido essa ideia, mas não foi dessa vez… #snifsnif). Achei fantástica desde a primeira vez que vi.

Sabe aquele momento que você percebe que apesar de tudo ser “sem fio” hoje em dia, você que tem mais cabos e conectores que é capaz de esconder? E que de repente tem um pedacinho da casa que parece nunca ficar arrumado? E que toda vez que vai limpar sempre tem muita poeira e até fios de cabelo?? Então você está precisando de uma CAIXA DE ESCONDER FIOS. Continue lendo…


Dicas para mudanças

Recentemente parei para me lembrar de todas mudanças que já fiz, e acabei concluindo que sou uma especialista! Desde a adolescência, comecei mudando da casa da minha mãe para casa do meu pai. Depois quando resolvi ir para Vitória, eu já fui, voltei, fui novamente, e voltei outra vez (e aqui estou atualmente!). Lá eu me mudei bastante também. Se não me engano, só no ES eu me mudei 6 ou 7 vezes!!  Sem contar que depois que voltei, com menos de 3 meses que eu desempacotei minha mudança toda, nós resolvemos no mudar aqui em GV! #socorro

Acho que já deu para vocês entenderem que eu sei fazer mudança né?!?!? Diante disso, resolvi fazer esse post como algumas dicas e técnicas que aprendi com o tempo. Talvez você não vá precisar desse post agora, mas quem sabe daqui a alguns meses? #vamoslá

como-organizar-mudança-casa Continue lendo…