Nesse mês de janeiro acho que bati o recorde de posts sobre livros, afinal já falei dos livros que não terminei de ler, aqui, e fiz resenhas de outros dois livros, o Chá de Sumiço e o Palavras Poéticas de ontem. Acho que estou inspirada com o assunto, e por ter conseguido arrumar um tempinho para colocar a leitura em dia, isso também ajudou um pouco. Enfim, para hoje eu preparei um post apaixonante! Eu digo isso porque sou apaixonada por esse autor, e quero te convencer a isso também, então selecionei 4 livros para se apaixonar por Jostein Gaarder. Mas se você nem sabe quem é ele, continue lendo, descubra e apaixone-se também.

jostein-gaarder

 

Falando rapidamente sobre o autor, Jostein Gaarder, segundo a Wikipedia, nasceu em 8 de agosto de 1952, é um escritor e professor de filosofia. O seu trabalho mais conhecido é O Mundo de Sofia, publicado em 1991. Este livro foi traduzido para 53 línguas, existem 26 milhões de cópias impressas, sendo que três milhões delas foram vendidas só na Alemnha. Traduzindo, o cara é muito bom mesmo. Agora conheça os títulos que mais gosto:

omundodesofia

O Mundo de Sofia foi o primeiro livro que li dele e acho que foi o primeiro que li com mais de 400 páginas. Desde 2007 pra cá venho então recomendando esse livro a quem tenha interesse de ler algo inovador e envolvente. O livro conta a história de uma menina que às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen, começa a receber bilhetes e cartões-portais bastante estranhos. E assim a história se desenvolve e você vai ficando cada vez mais intrigado. E pode contar a parte mais legal?! Não é spoiler: é só na última página que você REALMENTE entende como a coisa toda aconteceu. E juro pra você, é … … … ai, nem to achando uma palavra, porque é tão encantador, mas tãoo… que só essa palavra ainda não cabe tudo o que quero dizer. Leia e me conte. Please

a-biblioteca-magica-de-bibbi-bokken

 

Depois de um bom tempo sem ler nada dele, dei de cara com outras opções na estante da biblioteca e resolvi arriscar, e foi então que li a A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken. Nesse os personagens principais são Nils e sua prima Berit, que para não deixar de se falarem decidem escrever um diário e remetê-lo um ao outro, ao invés das cartas, no diário era possível manter a continuidade. Porém ao comprá-lo em uma livraria ele conhece uma mulher estranha e coisas misteriosas começam a surgir no meio do caminho. Mesmo a história parecendo um pouco infantil eu garanto que ele vai te surpreender. Assim como os outros ele consegue criar um mistério que não te deixa larga o livro um minuto. Vai por mim…

cia_letras_atravesespelho

Através do Espelho é um livro que além de ensinar muito é capaz de te fazer chorar. Ele conta a historia de Cecília Skotbu, uma garotinha que está com câncer, e que passa seus últimos dias na companhia de um ‘anjo’, o Ariel a quem ela ensina coisas sobre como são as pessoas de ‘carne e osso’. Com isso ela aprende que morrer é como atravessar o espelho e ir para lugar onde já não vemos a nós mesmo. Gente, é sério, eu não consigo descrever o quão fofo, lindo & maravilhoso é esse livro, e por isso mesmo resolvi transcrever um trecho para vocês terem noção da beleza e ingenuidade que ele carrega:

“Sim, mas você não me explicou qual é a sensação de se lembrar de alguma coisa. 

Ah, já tinha me esquecido disso.

Isso também é muito interessante.

O que?

Isso de dizer: ‘Ah, esqueci!’ Talvez você possa me explicar então, como é a sensação de se esquecer de alguma coisa.

Aquilo simplesmente desaparece.

‘Simplesmente desaparece’, repete Ariel, dessa vez tentando imitar também o tom da voz dela.

Mas, de repente pode reaparecer. Às vezes está na ponta da língua.

Na ponta da língua?

É assim que se diz.

Não sabia que a língua tinha a ver com memória. Não vá me dizer que as pessoas sentem o gosto das palavras assim como sentem o gosto de um morango?

Cecília riu.”

odiadocuringa

Eu sou capaz de afirmar que de todos esse é o meu favorito. O Dia do Curinga é a história de um garoto chamado Hans-Thomas e seu pai, que fazem uma viagem longa à procura da mulher que os abandonou oito anos antes. No meio da viagem porém, um livro misterioso desencadeia uma narrativa paralela, em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho ganham vida e transformam a vida do garoto. Acho simplesmente FANTÁSTICO a comparação/associação que o livro faz com as cartas do baralho, os naipes, os anos, semanas e dias e tudo mais. Não posso contar muito, senão estraga a história. Mas se você quer um desafio eu te digo que esse ano teremos ‘o dia do curinga’… o que você acha que é?!  Comenta ai abaixo pra eu ver se você já sabe!

::::

E então pessoas que sobreviveram a esse giga post, gostaram? Quem ai já leu algum desses comente logo abaixo contando o que achou!00

Um abraço,

AnaP*